Por Natália Beraldi
De 1º de novembro a 1º de dezembro, acontece o 1° Festival Multimeios de Curta-metragem: Curta como quiser. Uma iniciativa cultural que promove a expressão artística por meio do audiovisual, contando histórias e experiências contemporâneas no formato de curta-metragem. Com o apoio da CPFL Cultura e do Governo do Estado de São Paulo, o festival exibe 30 curtas-metragens durante o mês em diversas mídias: online e gratuito pelo Sundaytv (exibidor oficial), na televisão pelo Canal Futura e CINEBRASiLTV, nos ônibus pela BusTV, no Cinemark e durante os voos nacionais da TAM.
Haverá sessões gratuitas exclusivas nas salas de cinema do Cinemark dos shoppings Higienópolis, em São Paulo, e Iguatemi, em Campinas. Todas serão gratuitas e o público interessado pode garantir o seu ingresso enviando um e-mail para cinema@curtacomoquiser.com.br. Confira as próxima exibições:
Os outros canais exibidores já estão organizados para exibir o festival. O Sundaytv, exibidor oficial, irá disponibilizar os 30 curtas gratuitamente por um canal dedicado ao festival, além de receber os votos do público. Os canais de televisão Canal Futura e CINEBRASiLTV irão veicular os curtas na grade de programação em horários diversos. A BusTV veiculará os curtas da categoria Eu e o Tempo (limitados a 5 minutos) nos ônibus de diversas cidades e estados do Brasil. Outra grande inovação do festival fica por conta da parceria com a TAM Linhas Aéreas, que irá veicular sete curtas-metragens do festival durante os voos nacionais em novembro e 11 curtas nos voos internacionais no início de 2013.
Todos os filmes competem a um prêmio em dinheiro de R$ 4 mil (quatro mil reais). O primeiro colocado ganha a oportunidade de co-dirigir um documentário com o cineasta Jorge Bodanzky. O júri, formado por quatro profissionais do mercado audiovisual, avalia os curtas baseados em critérios técnicos e artísticos como: roteiro, montagem, trilha sonora e fotografia. O público pode participar da votação também através do botão “Curtir” na página de cada filme no canal do Festival no Sundaytv.
Mais informações, acesse www.curtacomoquiser.com.br
Editado por Jéssica Kruck.