Por Ana Paula Rezende
Aconteceu neste sábado (10) em todo o país o Dia Nacional da Coleta de Alimentos das 8 às 19 horas. A lista de alimentos solicitada foi a mesma do ano passado: achocolatado, açúcar, arroz, enlatados (milho, ervilha, seleta, sardinha), farinha de milho, trigo e mandioca, feijão, leite em pó, macarrão, molho de tomate e óleo. Grupos compostos de 4 coordenadores e em média 20 voluntários se dividiram em quatro turnos, com três horas cada, ao longo do dia para divulgar o evento nos maiores supermercados das grandes cidades de diversos estados.
A ação começou na Itália e está no Brasil há apenas seis anos, em 2012 com a meta de arrecadar 125 toneladas de alimento o dia nacional da coleta ajudará o Banco Municipal de Alimentos a fornecer o que for necessário para 108 entidades que cuidam de pessoas de 1 a 100 anos de idade da cidade de Campinas. Segundo Gabriela Lopes que trabalha no Banco de reserva dos produtos, o governo federal já liberou a verba para que em 2013 esse número de entidades seja quadruplicado, atendendo toda a região metropolitana.

Um dos coordenadores, Valter Aragones, disse que quem não puder contribuir com o trabalho voluntário no dia 10 não tem problema, o supermercado Carrefour Dom Pedro mensalmente faz essa arrecadação de doações e em um sábado, todos podem doar. Os alimentos mais oferecidos são: arroz, açúcar, feijão, leite e macarrão. Embora haja uma prévia inscrição no site anterior ao dia da coleta, quem não soube antes pode ir até o mercado mais próximo e ajudar . “Qualquer pessoa pode ajudar, se for menor de idade basta ter um documento assinado pelos responsáveis”, conta Valter.
O voluntário que tem ” mais tempo de casa” é o senhor Cheda Name Saad (84), sócio fundador da FEAC, ele comenta que ” ser voluntário faz as pessoas crescerem intimamente, porque sentimos o efeito positivo do que estamos fazendo. Trabalho com isso desde os 25 anos e nunca deixei um dia de ajudar o próximo, todos os jovens deveriam fazer o mesmo, isso dá vida” .
Editado por Jéssica Kruck.
Parabéns pela matéria!
continue cobrindo todas boas iniciativas como esse evento…
Abracos
Muito legal a matéria. Quem já participou como voluntário de algum evento sabe o quanto é bacana! =]