Evento para coleta de alimentos ajuda 108 entidades

Por Ana Paula Rezende

Aconteceu neste sábado (10) em todo o país o Dia Nacional da Coleta de Alimentos das 8 às 19 horas. A lista de alimentos solicitada foi a mesma do ano passado: achocolatado, açúcar, arroz, enlatados (milho, ervilha, seleta, sardinha), farinha de milho, trigo e mandioca, feijão, leite em pó, macarrão, molho de tomate e óleo. Grupos compostos de 4 coordenadores e em média 20 voluntários se dividiram em quatro turnos, com três horas cada, ao longo do dia para divulgar o evento nos maiores supermercados das grandes cidades de diversos estados.

A ação começou na Itália e está no Brasil há apenas seis anos, em 2012 com a meta de arrecadar 125 toneladas de alimento o dia nacional da coleta ajudará o Banco Municipal de Alimentos a fornecer o que for necessário para 108 entidades que cuidam de pessoas de 1 a 100 anos de idade da cidade de Campinas. Segundo Gabriela Lopes que trabalha no Banco de reserva dos produtos, o governo federal já liberou a verba para que em 2013 esse número de entidades seja quadruplicado, atendendo toda a região metropolitana.

Voluntários analisando a quantidade de alimentos arrecadados

Um dos coordenadores, Valter Aragones, disse que quem não puder contribuir com o trabalho voluntário no dia 10 não tem problema, o supermercado Carrefour Dom Pedro  mensalmente  faz essa arrecadação de doações e em um sábado, todos podem doar. Os alimentos mais oferecidos  são: arroz, açúcar, feijão, leite e macarrão. Embora haja uma prévia inscrição no site anterior ao dia da coleta, quem não soube antes pode ir até o mercado mais próximo e ajudar . “Qualquer pessoa pode ajudar, se for menor de idade basta ter um documento assinado pelos responsáveis”, conta Valter.

O voluntário que tem ” mais tempo de casa”  é o senhor Cheda Name Saad (84), sócio fundador da FEAC,  ele comenta que ” ser voluntário faz as pessoas crescerem intimamente, porque sentimos o efeito positivo do que estamos fazendo. Trabalho com isso desde  os 25 anos e nunca deixei um dia de ajudar o próximo, todos os jovens deveriam fazer o mesmo, isso dá vida” .

Editado por Jéssica Kruck.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s