Palestra orienta jovens para entrevista de emprego

 Por Ana Paula Rezende

Foi realizado ontem (8) o evento com o tema “Como se comportar em uma entrevista de emprego”, organizado pelo grupo Prisma do sexto semestre do curso de Relações Públicas da PUC- Campinas orientados pela professora Célia Padreca.

O palestrante convidado, Tadeu Ferreira, 28 anos, é executivo da maior multinacional de recrutamento do país, formado em Engenharia Eletrônica pela PUC-Campinas em 2008. Ele começou falando das gerações existentes desde a década de 60. Atualmente vivemos o “boom” da geração Y, os nascidos após os anos 80 na era da internet. Ferreira contou sobre as fases de adaptação que todos precisam passar para se manterem atualizados de acordo com a geração da época.

Argumentou sobre a importância do investimento pessoal, fazendo os espectadores refletirem a partir da seguinte questão: “o dono de uma empresa pensa, se eu investir em alguém e essa pessoa sair da empresa? Mas e se eu não investir e ela ficar aqui?” Mostrando que  é preciso estar sempre  atualizado, pois se  a pessoa não permanecer em um determinado emprego, em algum outro certamente ela ficará.

Explicou que a tradução da palavra Curriculum Vitae é trajetória de vida, ou seja, nos currículos as pessoas devem contar sua história, sempre com a verdade e sendo objetivo, ressaltando os projetos mais importantes. Segundo Tadeu, “o melhor currículo é o de qualquer pessoa, depende de quem vai ler e para qual oportunidade ele foi enviado”.

Ter um currículo bem escrito é essencial, pois além dele ser a porta para o caminho que o candidato quer seguir ele é apresentado com palavras que não expressam sentimentos, afinal não estão sendo ditas ou demonstradas, e todas as pessoas possuem pré conceitos, por tanto se o que você quer dizer não é o que esta realmente escrito, o selecionador não irá entender o seu propósito, podendo assim desclassificar o candidato antes da entrevista pessoal.

Quanto a aparência para a entrevista, depende do tipo de emprego e do cargo que o indivíduo quer obter. Tadeu exemplificou que quando foi na entrevista de seu primeiro estágio na Unicamp ele foi de camiseta regata, bermuda e chinelo e passou, quando quis o cargo que ocupa hoje foi de terno e gravata, “tudo é questão de consciência”, disse.

Tadeu simula uma entrevista de emprego durante a palestra.

Editado por Jéssica Kruck.

8 comentários

  1. Muito boa a matéria Ana! acredito que para muitos jovens essas informações serão de grande importancia, pois a cada dia surgem novas tendencias no mercado de trabalhos e todos devem estar por dentro dessas mudanças.

  2. acho que a pior parte para tenta um rnprego e a entrevista. normalmente a pessoa fica muito nervosa. bom na minha primeira entrevista eu fiquei tão nervoso que não parava de transpira kkkkk. mais o bom e tenta ficar calmo.

  3. Muito bem redigido esse texto, Agradável de ler, desperta o interesse no tema e fez excelente uso de estruturas gramaticais. Parabéns Ana Paula Rezende. Pode se considerar uma jornalista, vc vai se destacar na profissão. Sucesso para você! Silva Schorr M Venegas.

  4. Gostei da reportagem!
    Estou preparando um material de orientação e comportamento em uma entrevista de emprego, para os meus alunos do curso de qualificação de Assistente Administrativo, essa matéria ilustra uma entrevista como ela realmente é.
    Parabéns pela matéria!
    Recomendo essa leitura.

  5. Muito bom esse tipo de palestra no ambiente universitário, trazendo uma visão mais realista da dinâmica nas corporações qto ao recrutamento e entrevistas. As vzs perde-se boas oportunidades por detahes omitidos ou exagerados no currículo ou entrevista. Um pouco de orientação adequada nesse sentido, mesmo que passada de forma rápida, já ajuda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s