Jovens brasileiros encaram o futuro com otimismo

Por Andressa Cruz

A incerteza do futuro pode causar muito desconforto para os jovens. Escolher uma profissão, ingressar no mercado de trabalho, todas essas questões rondam a cabeça da juventude. Um relatório elaborado pela instituição financeira Credit Suisse constatou que 73% dos jovens brasileiros entre 16 e 25 anos consideram que estão preparados para trabalhar e se sentem otimistas pelo futuro.

O “Barômetro da Juventude Credit Suisse 2012” analisa três países: Brasil, Estados Unidos e Suíça. Segundo ele, os jovens brasileiros querem ter sua casa própria, ser capazes de realizar seus sonhos e explorar seus próprios talentos. Exercer uma profissão que traga realização também é um anseio dos jovens do Brasil.

Já nos EUA, apesar do contexto da crise econômica global, 56% dos jovens são otimistas em relação ao futuro. Enquanto na Suíça o número sobe para 66%.

Quando questionados sobre o acesso à informação, os jovens brasileiros e estadunidenses se informam principalmente através da televisão e internet. Enquanto na Suíça os jornais impressos ganham destaque, principalmente os gratuitos.

No Brasil, para 57% dos jovens, o governo brasileiro erra quando tem que tomar decisões importantes, já a desconfiança na política cai para 51% nos EUA e 30% na Suíça.

Para a maioria dos jovens brasileiros, a corrupção, o desemprego, a fome e a aposentadoria são preocupações fundamentais e percebem que há maior necessidade de reformas no país.

Editado por Jéssica Kruck

2 comentários

  1. Que notícia boa. Ver a expectativa e otimismo dos jovens brasileiros em aumento é sinal que o país caminha bem. Fiquei surpreendida com os índices da Suíça em que o número de suicídos é bem elevado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s