Por Andressa Cruz
A incerteza do futuro pode causar muito desconforto para os jovens. Escolher uma profissão, ingressar no mercado de trabalho, todas essas questões rondam a cabeça da juventude. Um relatório elaborado pela instituição financeira Credit Suisse constatou que 73% dos jovens brasileiros entre 16 e 25 anos consideram que estão preparados para trabalhar e se sentem otimistas pelo futuro.
O “Barômetro da Juventude Credit Suisse 2012” analisa três países: Brasil, Estados Unidos e Suíça. Segundo ele, os jovens brasileiros querem ter sua casa própria, ser capazes de realizar seus sonhos e explorar seus próprios talentos. Exercer uma profissão que traga realização também é um anseio dos jovens do Brasil.
Já nos EUA, apesar do contexto da crise econômica global, 56% dos jovens são otimistas em relação ao futuro. Enquanto na Suíça o número sobe para 66%.
Quando questionados sobre o acesso à informação, os jovens brasileiros e estadunidenses se informam principalmente através da televisão e internet. Enquanto na Suíça os jornais impressos ganham destaque, principalmente os gratuitos.
No Brasil, para 57% dos jovens, o governo brasileiro erra quando tem que tomar decisões importantes, já a desconfiança na política cai para 51% nos EUA e 30% na Suíça.
Para a maioria dos jovens brasileiros, a corrupção, o desemprego, a fome e a aposentadoria são preocupações fundamentais e percebem que há maior necessidade de reformas no país.
Editado por Jéssica Kruck
Que notícia boa. Ver a expectativa e otimismo dos jovens brasileiros em aumento é sinal que o país caminha bem. Fiquei surpreendida com os índices da Suíça em que o número de suicídos é bem elevado