Por Ana Paula Rezende
Amanhã (10) será o Dia Nacional da Coleta de Alimentos 2012. O evento acontece em 49 cidades do país, em 15 estados. Em São Paulo participarão as cidades de Campinas, a capital, Guarulhos, Jundiaí Osasco, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Sorocaba e Embu. A previsão é de que a arrecadação deste ano supere 2011, quando a campanha arrecadou cerca de 122 toneladas com a ajuda de 6.208 voluntários. Esse ano cerca de seis mil voluntários trabalharão das 8 as 19 horas nos mercados cadastrados.
Realizada desde 2006 pela Companhia das Obras do Brasil, a Coleta de Alimentos já arrecadou mais de 450 toneladas de alimentos com a participação de 24 mil voluntários ao longo do tempo. É um gesto simples que reúne pessoas de todas as idades e classes sociais por um bem ao próximo, todos podem ajudar com a doação, arrecadação, estocagem e entrega. Para quem quiser ser voluntário existem 227 locais possíveis, escolha um dos supermercados das cidades do centro-oeste, nordeste,norte, sul e sudeste do país nas quais ocorrerá o gesto, indique em que horário que poderá ajudar e chame seus parentes e amigos.
No Dia Nacional da Coleta de Alimentos, voluntários convidam os clientes dos mercados participantes a adquirirem e doarem alimentos que serão encaminhados a um banco de alimentos, que os repassará a diversas entidades carentes no mesmo dia da realização da Coleta. Ao convidar os clientes dos supermercados a participarem da Coleta, o voluntário entrega uma lista pré-estabelecida de alimentos, que foi elaborada para melhor atender às necessidades dos programas nutricionais definidos pelas instituições beneficiárias, de forma a contribuir efetivamente para uma alimentação balanceada e evitar desperdícios.
Em 2011 foi solicitada a doação de achocolatado, açúcar, arroz, enlatados (milho, ervilha, seleta, sardinha), farinha de milho, trigo e mandioca, feijão, leite em pó, macarrão, molho de tomate e óleo. Você pode ajudar a atingir a meta para este ano de arrecadar 125 toneladas de alimentos não perecíveis.
Acredito que as redes sociais sejam bem interessantes para as Ações Sociais.
Nós do Colégio Integral, temos um Projeto que faz a diferença e esse ano divulgamos em rede, funcionou brilhantemente.
Estamos com a Campanha de Brinquedos e compartilhamos com os HOSPITALHAÇOS.
Soraia Spolidório – Professora de Filosofia/Sociologia, Ética e Cidadania e Teatro do Colégio Integral Campina.
Que prazer enorme ter um comentário da Professora Soraia aqui no Digitais… tive aulas com ela durante o Ensino Fundamental e tenho orgulho de tudo o que aprendi com esta profissional. Sô, seu comentário aqui enriqueceu ainda mais o nosso site, muito obrigada e que saudade!