Planetário de Campinas recebe mostra holográfica nesta quarta-feira

Por Jéssica Bueno

O Planetário Municipal de Campinas, localizado no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), recebe nesta quarta-feira, das 15h às 17h30min, a última edição anual da mostra holográfica promovida pelo professor do Instituto de Física da Unicamp, José Lunazzi. A apresentação envolve uma palestra audiovisual em 3D e a exposição de vários experimentos sobre óptica de imagens. A sequência de exposições holográficas se iniciam, todos os anos, desde 2003, em janeiro, para alunos de escolas públicas do projeto “Ciência e Arte nas Férias” da PRP-UNICAMP  e para o público geral, tendo sua última exibição em novembro.

Apesar da mostra ter quase dez anos de realização consecutiva, Lunazzi começou a expor o seu trabalho sobre holografia em 1989, quando exibiu o primeiro vídeo tridimensional em tela holográfica no Brasil. O estudo sobre o tema se iniciou na década de 80, quando o professor descobriu as possibilidades e utilidades que o uso da luz branca poderia fornecer às projeções holográficas.

Desde então, coordena estudos na universidade sobre o desenvolvimento de novos protótipos holográficos. Unindo física e arte, os pesquisadores já criaram o cinema holográfico, holoimagens eletrônicas (protótipos de televisão holográfica) e imagens por dupla difração de luz branca (sem a necessidade de uma lente para projetar as imagens), dentre muitos projetos em processo de aperfeiçoamento.

Serviço

Data: 7/11/2012
Horário: das 15h as 17h30min
Local: Museu Dinâmico de Ciências de Campinas
Endereço: Av. Heitor Penteado s/nº, bairro Parque Portugal, Lagoa do Taquaral
Aberto ao público e escolas públicas
Entrada gratuita

Para participar, faça a inscrição através do site www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm

Editado por Jéssica Kruck

Deixe um comentário