Por Larissa Dias
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou uma lista de sites não confiáveis e recomendados para compra. O alto índice de reclamação fez inclusive que muito deles saíssem do ar.
A lista, conta com sites de compra e venda, site de promoções e, principalmente, sites de compra coletiva.
O comércio virtual é o meio mais fácil e rápido de fazer compras. Com a ponta do dedo e em qualquer lugar, internautas do mundo inteiro conseguem adquirir qualquer produto ou serviço. De roupas, eletrodomésticos, restaurantes à compra de supermercado.
Porém, ainda existem pessoas que têm receio de colocar o número do cartão de crédito e realizar uma compra através da internet. De acordo com o Procon de Campinas, existem alguns itens que podem ajudar os novos e antigos consumidores a não caírem na cilada dos sites não confiáveis.
Primeiro, é preciso verificar se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico e deve anotar os telefones. A empresa precisa possuir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), além do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que deve ser oferecido no site.
Na hora de concluir a compra com o cartão de crédito, é importante que os dados sejam blindados, para verificar isto, o consumidor precisa encontrar um cadeado no canto direito superior da janela do navegador. O endereço da loja virtual deve começar com HTTPS://.
Se nenhum destes requisitos de segurança on-line não forem oferecidos na página da loja, não é um ambiente seguro para compra. Ainda segundo o Procon de Campinas, usar computadores de terceiros ou de acesso público pode ser prejudicial ao consumidor.
Para mais informações de segurança na internet, visite a página do Procon de Campinas: http://www.procon.campinas.sp.gov.br/.

–
Editado por Fernanda Renaté