Por Marcela Munhoz
A exposição Gênese e Celebração: Coleção de peças africanas do acervo de Rogério Leite é apresentada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo (instituição da Secretaria de Estado da Cultura) e CPFL Cultura, no próximo dia 10 de novembro. O objetivo é celebrar o mês da Consciência Negra e dar ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural desses grupos étnicos diferentes.
A coleção conta com cerca de 200 peças, entre máscaras, esculturas e objetos que variam de tamanho (de 6 centímetros à 1,7 metros) e de material (madeira, marfim, entre outros). Ela pertence a um dos maiores acervos privados existentes no Brasil, criado pelo professor de Física, Rogério Cezar de Cerqueira Leite, com curadoria de Renata Sunega, arquiteta e historiadora da arte, e Marcos Tognon, professor de História na Unicamp.

Peças da Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Congo, Gabão, Senegal, Angola, Burkina Faso, Tanzânia, Etiópia, entre outros países, destacam-se na coleção. Segundo o diretor técnico da Pinacoteca, a intenção é difundir a herança cultural dos povos afrodescendentes no Brasil e refletir sobre a contribuição que essa herança traz para a formação do Brasil contemporâneo e que pode ser percebida em vários dos materiais expostos.
A estética dialoga com o religioso para Renata Sunega, por meio de máscaras, relicários e esculturas com os significados de cultos africanos. Assim, as peças fazem um mapeamento das várias etnias da África. Essa mostra, catalogada e exposta pela CPFL Cultura em Campinas no começo desse ano, foi doada ao acervo da Unicamp.
Serviço:
Abertura: dia 10 de novembro (sábado) a partir das 11 horas.
Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 18 horas.
Entrada: franca aos sábados e quintas-feiras. Demais dias R$ 6,00 inteira, e R$ 3,00 meia.
Em cartaz até o dia 28 de janeiro de 2013.
Endereço: Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da luz, nº 02.
Informações pelo telefone: (11) 3324-1000.
Editado por Jéssica Kruck