Número de trabalhadores estrangeiros cresce 19,1% na RMC

Por Patrícia Gonçalves

Um levantamento realizado pela Relação Anual de Informações Sociais ( RAIS) constatou que a quantidade de trabalhadores na Região Metropolitana de Campinas cresceu 19,1%. O número de estrangeiros já supera a quantidade existente no estado de São Paulo e no país. Por aqui, existe um funcionário estrangeiro para cada 379 trabalhadores brasileiros.

Os chineses lideram a lista dos trabalhadores que vêm do exterior para a região, são 345 empregados. Logo em seguida, estão os profissionais do Chile (228), Argentina (218) e Portugal (212). Um dos motivos para a vinda dos estrangeiros é o resultado da crise internacional. No entanto, muitos profissionais escolheram a RMC para trabalhar pela concentração de pesquisa, tecnologia e informática.

O vendedor Mayo Mui chegou na cidade atraído por uma oportunidade de trabalho. “Aqui tem mais oportunidades que a China, lá o número de pessoas é maior. Tudo é mais difícil”.

A cidade de Campinas é a que mais acolhe trabalhadores. São 1.401 estrangeiros no município, ou seja, 55% do total da RMC. Assim como em toda a região, a China é o país que possui mais representantes. Americana é segunda cidade que mais emprega os estrangeiros seguida por Hortolândia, Indaiatuba e Sumaré.

Editado por Jéssica Kruck

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s