Por Patrícia Gonçalves
Um levantamento realizado pela Relação Anual de Informações Sociais ( RAIS) constatou que a quantidade de trabalhadores na Região Metropolitana de Campinas cresceu 19,1%. O número de estrangeiros já supera a quantidade existente no estado de São Paulo e no país. Por aqui, existe um funcionário estrangeiro para cada 379 trabalhadores brasileiros.
Os chineses lideram a lista dos trabalhadores que vêm do exterior para a região, são 345 empregados. Logo em seguida, estão os profissionais do Chile (228), Argentina (218) e Portugal (212). Um dos motivos para a vinda dos estrangeiros é o resultado da crise internacional. No entanto, muitos profissionais escolheram a RMC para trabalhar pela concentração de pesquisa, tecnologia e informática.
O vendedor Mayo Mui chegou na cidade atraído por uma oportunidade de trabalho. “Aqui tem mais oportunidades que a China, lá o número de pessoas é maior. Tudo é mais difícil”.
A cidade de Campinas é a que mais acolhe trabalhadores. São 1.401 estrangeiros no município, ou seja, 55% do total da RMC. Assim como em toda a região, a China é o país que possui mais representantes. Americana é segunda cidade que mais emprega os estrangeiros seguida por Hortolândia, Indaiatuba e Sumaré.
Editado por Jéssica Kruck