Negros são mais de 50% no Enem 2012

Por Luísa Fogaça

De acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (30) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dos 5,7 milhões de participantes da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio 2,4 milhões se declararam pardos, 694 mil, pretos e 35 mil, indígenas. Juntas, essas três parcelas de brasileiros representam 54% dos inscritos.

A Lei de Cotas, sancionada pela presidente Dilma Roussef em agosto, prevê a distribuição das vagas em universidades públicas por cota racial. As vagas serão distribuídas a partir de um recorte racial proporcional à população dos declarantes negros, pardos ou indígenas em cada estado.

O levantamento de dados mostrou ainda que as mulheres são maioria entre os candidatos. Em 2012, 3,4 milhões de brasileiras farão as provas, representando 59% do total. O Enem 2012, que bateu recorde de inscrições desde sua criação em 1998, acontece nos dias 3 e 4 de novembro, em todo o país, a partir das 13h. Para mais informações sobre o ENEM 2012 acesse: http://www.enem.inep.gov.br/ e a Matriz de Referência 2012.

 

Editado por Jéssica Kruck

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s