Candidatos do ENEM poderão calcular nota da prova com aplicativo

Por Giovana Seabra

A assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ainda não deu informações oficiais sobre o projeto, mas deve lançar um aplicativo com o objetivo de auxiliar os milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a calcular a nota da prova.

A expectativa é de que o aplicativo seja uma espécie de calculadora digital que estimaria a pontuação do candidato. Para isso, ele deve informar quais questões acertou.

Uma das principais preocupações dos técnicos do Inep é a de aproximar, o máximo possível, a estimativa obtida pela ferramenta com a nota oficial da prova, que será divulgada em dezembro.

O projeto, que vem sendo trabalhado nos últimos quatro meses, está em fase de teste, mas deve ser lançado ainda este ano.

O intuito de oferecer um aplicativo com essa finalidade é conferir mais transparência à metodologia adotada na correção do exame. Hoje, a somatória que resulta na nota final compreende fatores que vão além dos erros e acertos no gabarito. O grau de dificuldade das questões e a coerência do desempenho do aluno também são considerados. Dessa forma, a organização busca conferir uma pontuação mais justa, desvalorizando hábitos como o “chute”. Por exemplo: se um aluno tem um bom desempenho nas questões mais difíceis, mas apresenta erros nas questões fáceis da mesma área de conhecimento, pode-se dizer que há um indício de que o candidato “chutou” a resposta.

Entenda como funciona esse método de correção:

Editado por Giuliana A. Wolf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s