Professor da PUC-Campinas apresenta trabalho em Colóquio de Artes

Por Jéssica Kruck

A tese de doutorado de Helder Oliveira resgata as obras de Leandro Joaquim e mostra o Rio de Janeiro do século XIX

No último dia 24, Helder Oliveira, professor do curso de Artes Visuais da PUC-Campinas, apresentou seu trabalho sobre a pintura marinha no Brasil do século 19. Durante o XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, ele teceu uma análise sobre seis obras do pintor Leandro Joaquim, com destaque para a representação do mar nessas telas.

“O conjunto de pinturas atribuídas a Leandro Joaquim permite um estudo sobre a inserção da paisagem do Rio de Janeiro em um empreendimento que visava tanto o propósito de um local para divertimento público, quanto de finalidade didática, ao mesmo tempo em que valorizava o novo modo de vida da cidade perante a Metrópole”, explica Helder.

Ele destaca ainda o fato do pintor ser o responsável pelas primeiras pinturas realizadas no país, por brasileiros. E o já citado programa político-cultural de valorização da cidade do Rio de Janeiro, que procurava mostrar aos estrangeiros que a cidade era um lugar civilizado, ressaltando também a fauna e flora locais.

As seis obras, objetos da análise de Helder, integram um grupo de 16 painéis encomendados pelo então Vice-rei D. Luís de Vasconcelos e Souza no final do século XVIII, para compor o passeio público. “As obras são atribuídas ao pintor, mas a sua autoria não é confirmada”, ressalta Helder. As outras dez telas que integram o grupo foram perdidas na demolição dos pavilhões que as abrigavam.

As obras restantes estão no acervo do Museu Histórico Nacional. Compostas por óleo sobre tela, elas tem em média 96 x 125 cm e revelam costumes da época e as construções, algumas delas resistiram à passagem do tempo, como os Arcos da Lapa, um pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro.

Editado por Giuliana A. Wolf

1 comentário

  1. Muito boa! talvez se a visão de que nós brasileiros somos sim civilizados tivesse sido passada adiante nessa época, como foi o intuito do pintor, não existiriam hoje gringos achando que a gente tem macacos em casa..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s