Estudo aponta que RMC tem o segundo menor índice de desemprego do país

Por Caroline Dias

Um estudo realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) apontou que a Região Metropolitana de Campinas (RMC) tem o segundo menor índice de desemprego do país, ficando atrás somente de Porto Alegre (RS). Foi o menor número desde 1996.

Segundo os dados da pesquisa, em agosto deste ano havia 18.325 trabalhadores sem uma ocupação na região, uma queda de 28,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Esta taxa corresponde a 4,1% sobre a População Economicamente Ativa (PEA). Porto Alegre lidera o ranking, com apenas 3,5% de seus trabalhadores sem emprego.

De acordo com a ACIC, a geração de postos de trabalho está garantindo a elevação do nível de empregados na RMC. Há uma grande demanda nas áreas tecnológicas e técnicas. O setor da construção civil foi o que apresentou maior crescimento. As vagas no setor passaram de 1.096 em 2010 para 3.285 neste ano, uma expansão de 199,7%. Além disso, com a aproximação das festas de fim de ano, as vagas temporárias abertas também ajudarão empregar mais pessoas. Há estimativas que serão 20.630 oportunidades de trabalho na Região Metropolitana e 10.065 só em Campinas.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a RMC possui 2.866.453 habitantes distribuídos em 3.647 km². É uma das regiões mais dinâmicas no cenário econômico brasileiro e representa 7,83% do PIB (Produto Interno Bruto) paulista. Além de possuir uma forte economia, a região também apresenta uma infraestrutura que proporciona o desenvolvimento de toda a área metropolitana.

Editado por Larissa Dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s