Por Mariana Felix
Uma pesquisa feita pela agência de consultoria Stochos Sports & Entertainment, revelou que 40,5% dos brasileiros não associam nenhuma marca ao patrocínio da Seleção Brasileira de Futebol. São 13 as empresas que fazem o patrocínio e algumas há mais de 10 anos.
Para a pesquisa foram entrevistadas 8.329 pessoas de todos os estados do Brasil e o Distrito Federal. As pessoas poderiam associar duas ou mais marcas. Dos que souberam responder à pesquisa, 46,3% associaram a marca de produtos esportivos Nike, a mais antiga a patrocinar a Seleção Brasileira (desde 1995). A outra marca mais conhecida foi a de refrigerantes Guaraná Antarctica, 30,8% dos entrevistados associaram a empresa que faz patrocínio desde janeiro de 2002. Itaú e Vivo ficaram com 17% e 10,5%, respectivamente, as duas estão desde 2008 junto com a Seleção.
As outras nove marcas não atingiram nem 2% das respostas dos entrevistados, foram elas Volkswagen (1,4%), Gillette (1,2%), Seara (1,2%), TAM (0,3%), Extra (0,2%), Nestlé (0,2%), Mastercard (0,1%), Tenys Pé (0,1%) e Parmigiani (0%).
Para o professor de publicidade e propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Márcio Roque, o resultado se deve ao tempo de patrocínio que as marcas mais lembradas têm, além da ajuda da publicidade em veículos de comunicação eletrônicos, principalmente a televisão. Um reforço seriam ações de marketing que aumentariam o impacto sobre o público, “como, por exemplo, aquisição de cotas para transmissão dos jogos na TV, placas em estádios, uso da marca da Seleção Brasileira em sua comunicação eletrônica, impressa, online etc…”, ressalta Roque.

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Editado por Larissa Dias
Não entendi… A Volkswagen é 1,4% (como diz no texto) ou 10,5%, conforme a figura?