Brasileiros não conhecem patrocinadores da Seleção Brasileira

Por Mariana Felix

Uma pesquisa feita pela agência de consultoria Stochos Sports & Entertainment, revelou que 40,5% dos brasileiros não associam nenhuma marca ao patrocínio da Seleção Brasileira de Futebol. São 13 as empresas que fazem o patrocínio e algumas há mais de 10 anos.

Para a pesquisa foram entrevistadas 8.329 pessoas de todos os estados do Brasil e o Distrito Federal. As pessoas poderiam associar duas ou mais marcas. Dos que souberam responder à pesquisa, 46,3% associaram a marca de produtos esportivos Nike, a mais antiga a patrocinar a Seleção Brasileira (desde 1995). A outra marca mais conhecida foi a de refrigerantes Guaraná Antarctica, 30,8% dos entrevistados associaram a empresa que faz patrocínio desde janeiro de 2002. Itaú e Vivo ficaram com 17% e 10,5%, respectivamente, as duas estão desde 2008 junto com a Seleção.

As outras nove marcas não atingiram nem 2% das respostas dos entrevistados, foram elas Volkswagen (1,4%), Gillette (1,2%), Seara (1,2%), TAM (0,3%), Extra (0,2%), Nestlé (0,2%), Mastercard (0,1%), Tenys Pé (0,1%) e Parmigiani (0%).

Para o professor de publicidade e propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Márcio Roque, o resultado se deve ao tempo de patrocínio que as marcas mais lembradas têm, além da ajuda da publicidade em veículos de comunicação eletrônicos, principalmente a televisão. Um reforço seriam ações de marketing que aumentariam o impacto sobre o público, “como, por exemplo, aquisição de cotas para transmissão dos jogos na TV, placas em estádios, uso da marca da Seleção Brasileira em sua comunicação eletrônica, impressa, online etc…”, ressalta Roque.

Ações de marketing poderiam reforçar o conhecimento do público pelas marcas, segundo Márcio Roque.

Editado por Larissa Dias

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s