Movimento quer reeditar sucesso da Lei Ficha Limpa

Por Thayline Rodrigues

O Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), em parceria com o Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), está colhendo assinaturas para levar ao congresso nacional um projeto de lei de iniciativa popular pela reforma política. Para isso acontecer, são necessários mais de 1,5 milhão de nomes, como ocorreu com a Lei da Ficha Limpa, que vigora pela primeira vez nas eleições deste ano.

Movimento busca 1,5 milhão de assinaturas para enviar propostas ao Congresso

A proposta de reforma defende, entre outras ações, o fim dos privilégios aos parlamentares, a participação da população no conselho de ética e a total democratização e transparência dos partidos.

O MCCE  é uma das 36 entidades que fazem parte da Plataforma dos Movimentos Sociais, organização que desde 2004 discute e mobiliza o público a se engajar pelas causas de mudanças no sistema. O grupo lançou, no último dia 17, uma cartilha e dois vídeos didáticos explicando cada uma das ações propostas. O material foi apresentado aos Deputados durante um café da manhã na Câmara.

O membro do INESC, José Antônio Maroni, fala da importância da população conhecer o que está sendo discutido na reforma política e a atual situação do sistema eleitoral brasileiro. Confira aqui o áudio da entrevista:

Para conhecer todas as ações da proposta e assinar a petição acesse o site da Plataforma. Os dois vídeos produzidos podem ser vistos no canal da organização no Youtube.

Editado por Bruna Trindade

10 comentários

  1. A participação da sociedade nas decisões do conselho é fator crucial pra melhoria do sistema político do país. Logo, apoiar o projeto é de grande importância, uma vez que com este, os parlamentares terão os direitos limitados e os deveres dos mesmos cobrados sob punições severas, visando assim uma política mais transparente.

  2. Interessantes que entre as propostas eles tambem pedem uma reducao no numero de assinaturas necessarias para levar ao congresso nacional… 1 milhao e meio realmente é dificil!!

  3. Muito bom! Temos mesmo que lutar por um maior espaço e uma maior participação na política!! Até mesmo para podemos cobrar depois de quem elegemos.

  4. A participação do povo na política é realmente um fator diferencial, ele pode mudar e desvendar muitas coisas! Devamos todos assinar e fazer a diferença!
    Adorei a iniciativa!
    Bela matéria Thayline!

  5. Dei uma olhada nos vídeos e deu pra ver que o Movimento ta bem organizado!! Fora que a iniciativa é muito boa! Porém, acho que falta divulgação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s