Por Marcela Munhoz
Um aparelho celular, criado pelo designer chinês Daizhi Zheng, é capaz de ser alimentado por qualquer tipo de bebida açucarada como, por exemplo, refrigerante de cola. Segundo Zheng, a bateria é capaz de durar até quatro vezes mais do que as baterias convencionais, além de ser mais fácil de ser recarregada: basta abrir uma lata de refrigerante e colocar o conteúdo no compartimento do celular.

Zheing afirma que até mesmo água com açúcar seria capaz de manter o dispositivo funcionando por longas horas e esse novo projeto está sendo trabalhado a pedido da Nokia. Segundo o The Blog is Mine, o aparelho alimentado por bebida açucarada é o primeiro conceito de celular que utiliza uma fonte não agressiva ao meio ambiente e inovadora.
As baterias comuns de lítio consomem alguns dos importantes recursos naturais para serem produzidas e quando descartadas podem comprometer o meio ambiente. Além disso, para serem recarregadas dependem de uma conexão com a rede elétrica e nem todos os lugares públicos possuem tomadas. O designer chinês acrescenta que com base nesse pensamento é que ele desenvolveu o conceito.
A bio-bateria inventada por Zheng gera eletricidade a partir de carboidratos, utilizando enzimas como catalisadores especiais. E, durante o processo, o aparelho é capaz de gerar oxigênio e água. O celular, por enquanto, é apenas um conceito que existe e funciona normalmente, porém, não há previsão para ser lançado no mercado mundial.
–
Editado por Larissa Dias