Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno aumenta 31,5% no país

Por Fernanda Renaté

O número de mulheres eleitas prefeitas neste primeiro turno é recorde no Brasil. De acordo com o  Tribunal Superior Eleitoral  (TSE), ao final da apuração dos votos em todo o território nacional, as mulheres representam 12,03% dos prefeitos eleitos no primeiro turno. Isso representa um aumento de 31,5% em relação ao primeiro turno de 2008.
A cada ano que passa o número de mulheres que se elegem prefeitas vêm crescendo no Brasil. É a primeira eleição municipal com a vigência da lei 12.034/2009, que estabelece que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo”.
Em 2012, as mulheres conquistaram o posto em 663 prefeituras. Em 2008, terminado a primeira etapa da eleição, haviam sido eleitas 504 prefeitas, representando 9,12% do total.
Nas capitais, apenas uma candidata se elegeu prefeita: Teresa Surita (PMDB), em Boa Vista, com 39,26% dos votos. No segundo turno, também apenas uma mulher tem chances de assumir uma prefeitura de capital: em Manaus, a candidata Vanessa Graziotin (PC do B) concorre com Artur Neto (PSDB).
Na divisão por Estado, Minas Gerais é onde mais mulheres foram eleitas: 71 cidades, seguido por São Paulo (67), Bahia (64), Paraíba (49) e Maranhão (41). O estado da Paraíba é onde a participação das mulheres é mais representativa. Em cada dez prefeitos eleitos, dois são do sexo feminino. Já o Rio Grande do Sul é onde menos mulheres foram eleitas, com apenas 7% dos 495 prefeitos eleitos. O Acre foi o único estado que não elegeu representantes do sexo feminino para o cargo de prefeito.
Houve também um aumento de candidaturas de mulheres, de 15.128 candidatos registrados concorrendo ao cargo de prefeito em 2012, 2.026  (13,39%) eram do sexo feminino e 13.102 (86,61%), do sexo masculino. Já em 2008, o número de candidaturas foi de 15.142. As mulheres foram 1.670 (11,02% do total), enquanto os homens tiveram 13.472 (90,88%).
Isso é um exemplo de como as mulheres estão cada vez mais confiantes na sua força. Quando se candidatam ilustram como a sociedade vem se despedindo dos seus velhos pensamento e  cada vez mais acreditando na igualdade entre sexos, quando se elegem escancaram sua coragem de disputa e seu potencial de liderança.

Editado por Bruna Trindade

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

17 comentários

  1. Isso é muito bom para nós mulheres que buscamos nosso lugar no mercado de trabalho, mostra também que temos capacidade de sermos lideres. Que o sexo da pessoa não se mete potencial, esforços etc..
    Eu como uma mulher batalhadora fico lisonjeada de ver a confiança depositada em nós.

  2. Ótimo para as mulheres. A mudança pode, sim, ter a ver com a presidente Dilma estar no cargo. As pessoas passaram a confiar mais em nós, mulheres!
    Muito bom isso, parabéns para nós por mais essa conquista! 😀

  3. As mulheres tem ganhado espaço em diversos setores da economia, da politica e da sociedade, mérito delas pela capacidade, mas esse crescimento tem desenvolvido mudanças em alguns setores que sempre foram a base da sociedade, a FAMILIA. O indice de divórcio cresceu quase 70% nos ultimos anos, sendo que 52% partiu da mulher e não é devido a maus tratos ou infidelidade masculina, mas por mudança de comportamento.

    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/numero-de-divorcios-no-brasil-e-o-maior-desde-1984-diz-ibge.html

  4. Isso representa como a mulher vem se destacando no mercado de trabalho, como também mostra a capacidade que as mulheres tem de serem líderes em variáveis situações. Estamos a cada dia que passa conquistando mais espaço para mostrar todo o potencial e capacidade que uma mulher tem em desenvolver funções das mais variadas no mercado.

  5. Realmente as mulheres estão dominando o mundo com a sua delicadeza e perspicácia! Hoje o Brasil é liderado por uma mulher, mulheres estão cada vez mais ocupando postos importantes e gerenciando familias.

  6. Muito legal ver o quanto os cidadãos estão apostando e acreditando nas mulheres. Fico feliz de fazer parte dessa nova geração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Como jornalista observando essa matéria tenho a dizer: Legal!! Texto bem objetivo, como deve ser uma notícia, um bom lead e boa argumentação.
    Parabéns!
    Como Cidadão tenho a dizer: PARABÉNS MULHERES estão cada vez mais mostrando a força do ”sexo frágil”

  8. A capacitação da mulher, hoje, é algo que surpreende pesquisas pós pesquisas, isso torna claro que seu papel na política deve se tornar grandioso, pois levando em consideração nosso cenário, as mulheres se mostram mais honestas que os homens, abrindo assim uma amplitude no poder.

  9. Com a medida, mais mulheres estão sendo mais incentivadas a concorrer às eleições. É evidente que cresce o número de mulheres eleitas e que disputam cada vez mais para concorrem as eleições. Essa luta para ingressar no mercado é ótimo e evidente, isso representa a capacidade que ela tem diante a qualquer obstáculo. É isso aiiii 🙂

  10. Nós mulheres estamos cada vez mais em postos de grande importância. Nós estamos sendo cada vez mais a fonte de renda da casa. Temos jornadas duplas, triplas.. cuidamos da casa, trabalhamos e ainda temos que ter energia para as crianças. Engraçado como ainda pode existir o machismo.. As mulheres estão mostrando cada vez mais sua força.

  11. Tudo isso mostra que podemos lutar por igual, com a mesma capacidade, sem ter privilégio em nada por ser mulher.Somos capazes de lutar da mesma forma, no mesmo nível competitivo e vencer por igual.
    PARABÉNS A CADA UMA DESSAS MULHERES CORAJOSAS.

  12. Nós que tomemos cuidado pois as mulheres estão dominando o mundo com o seu jeitinho tímido de conquista.
    Muito legal a matéria, sou seu fã número 1 mamãe mais linda do mundo, você tem um futuro brilhante pela frente.

  13. É as mulheres dominando o mundo. Tenho certeza da força e do comprometimento delas com a verdade e com a sociedade!
    A frente mulheres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s