Hospital de Clínicas da Unicamp é destaque do interior em transplantes

Por Patrícia Gonçalves

Um levantamento  realizado pelo Ministério da Saúde constatou que o número de transplantes realizados no Brasil aumentou 13% em relação aos seis primeiros meses de 2011. Um número satisfatório para o Hospital de Clínicas da Unicamp que faz parte dos hospitais que realizam este tipo de procedimento.

O HC da Unicamp comemorou pelo quarto ano consecutivo, o Prêmio Destaque em Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde como destaque do interior. Foram nove transplantes de coração, 27 de fígado e  59  transplantados de rins, maior número do interior. Segundo a coordenadora da Unidade de Transplante Hepático, Ilka Boin, os recursos do hospital são bons para a realização do serviço. “Nós temos grandes recursos aqui dentro. Além disso, o Ministério da Saúde aumentou o repasse de verba para 60% na área de transplantes.”

De acordo com Ilka Boin, apesar do grande número de transplantes de rins realizados, este é o órgão mais esperado, são 19 mil pessoas na fila para realizar a cirurgia. No ano passado, o Hospital de Clínicas no estado de São Paulo, foi o que mais realizou transplantes cardíacos em adultos, ao todo foram 13 procedimentos.

Editado por Larissa Dias

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s