Primeiro emprego de 61% dos universitários da América Latina não tem relação com a área de estudo

Por Thaís Jorge

A maior parte dos universitários latino-americanos entra no mercado de trabalho exercendo funções que não estão relacionadas às áreas nas quais estudam no Ensino Superior. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo site Universia em parceria com a Trabajando.com, que  revela que 61% dos estudantes de universidades na América Latina se encaixam nesse perfil.

Na opinião de Ana Paula Rezende, 21 anos e estudante de Jornalismo, um dos fatores que afasta a possibilidade de entrada do aluno no mercado de trabalho dentro da área dos estudos são os baixos salários pagos para estagiários, que muitas vezes não conseguem nem pagar a própria mensalidade de uma faculdade. “Quando entrei na faculdade, estava sem emprego e o primeiro que apareceu não foi na área e estou nele até hoje. Acho que aqui consigo ter melhores resultados para a minha carreira do que teria na área profissional em que estudo,  pois o salário que ganho hoje muitos profissonais da área ja contratados ainda não ganham”, diz.

Thais Jorge
A universitária Ana Paula Rezende acredita que os baixos salários afastam profissionais de suas áreas de estudo

De acordo com o levantamento, realizado em julho deste ano com mais de treze mil pessoas de 10 países da América Latina, cerca de 67% dos jovens conciliam o estudo com o trabalho e apesar de a maioria não ter sua primeira experiência empregatícia em atividades relacionadas aos estudos, 62% dos entrevistados acreditam que ainda assim o primeiro emprego foi uma experiência importante para seu crescimento profissional.

Para Gabriela Ciaramella, que estuda Psicologia na faculdade e trabalha com Tecnologia da Informação, entrar no mercado de trabalho  e atuar em uma área diferente do segmento do curso universitário não é algo negativo. “Eu tenho experiência na função que exerço hoje e em poucos meses já consegui conquistar crescimento. Não definiria como negativo”, argumenta.

Thais Jorge

Editado por Bruna Trindade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s