Por Renan Costa
Pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Intel identificou os hábitos negativos mais marcantes praticados pelos brasileiros com seus celulares. O estudo mostrou que cerca de metade dos usuários com acesso à internet compartilham informações na rede diariamente, dentre elas a maioria são fotos.
“Etiqueta Móvel” é o nome batizado pela pesquisa que identificou que 95% dos brasileiros gostariam que a população tivesse mais educação ao usar o celular. A pesquisa revela ainda que 86% das pessoas acham que os internautas divulgam informações demais pela internet.
Dentre as manias mais irritantes relacionadas ao celular, deixar o volume do aparelho no máximo, falar alto, enviar mensagens enquanto dirige e até mesmo na companhia de outras pessoas são as mais citadas.
Outro aspecto ressaltado na “Etiqueta Móvel” pelos usuários na internet – além de mensagens enviadas sem medição, atitudes e gestos insanos e desarticulados – é a questão da privacidade: falar demais sobre assuntos pessoais e assistir conteúdos impróprios em público indigna a maioria dos pesquisados.
Segundo a Intel, na hora do acesso as redes sociais, o internauta que mais incomoda é o que publica e compartilha ofensas, fotos obscenas e aquele tipo de usuário que só reclama.
Outro cidadão considerado desagradável é o que “se acha demais” e o que escreve sem preocupação alguma com o português correto. Postar o dia todo informações pessoais ou detalhes mundanos, segundo a pesquisa, também provocam irritação e mau humor pela internet.
Ouras curiosidades não só a respeito dos brasileiros podem ser conferidas no infográfico abaixo.

Editado por Bruna Trindade