Projeto traz para Campinas cão terapeuta

Crédito: Patrícia Gonçalves

Por Patrícia Gonçalves

Que o cão é o melhor amigo do homem todos nós já sabemos. Talvez o que você não imagine é que além de amigo, esse animal pode ser um grande terapeuta. Pioneiro em Campinas e no Brasil, o Projeto Medicão que em 2012 completa dez anos, promove  ações terapêuticas com a ajuda de 17 cães, que atuam dentro de hospitais, entidades e escolas privadas da cidade e região. Para que tudo funcione corretamente a família Medicão conta com a ajuda de 20 pessoas entre elas voluntários e profissionais de diversas áreas, como  a  Pedagogia , Psicopedagogia e  Fisioterapia.

Laila Lorraine da Silva internada no Hospital Celso Pierro com o idealizador do projeto Medicão Brasil, Hélio Rovay Júnior

Nos locais onde o projeto atua, as visitas são realizadas periodicamente. O Hospital e Maternidade Celso Pierro é um deles, e recebe os voluntários a cada 15 dias. A eficácia dessa terapia não é sentida apenas dentro dos hospitais. Segundo o adestrador, Citotécnico e Coordenador do projeto Hélio Rovay Júnior, em outras entidades como as ONGs de pessoas com deficiência, o processo é o mesmo. “Em outros ambientes que não o hospitalar, também existe uma comprovação que o afago ao cão diminui a pressão arterial e reduz a produção do hormônio que está relacionado ao stress, o cortisol.”

Todos os animais que participam do projeto são devidamente vacinados e cuidados. Após a seleção, eles começam uma dieta específica e fazem visitas frequentes ao veterinário, para evitar doenças. No banho são usados produtos específicos e hipoalergênicos, o que permite a segurança das pessoas durante o contato com o cão.

Talvez o que diferencia o cão terapeuta do não treinado para a função, seja a flexibilidade do animal. Afinal, levar alegria à diversas pessoas, desde o enfermo no hospital à estudantes do ensino fundamental, não é para qualquer um.

Editado por Bruna Trindade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s