Maconha aumenta o risco de câncer nos testículos

Por Mariana Felix

Mesmo com fins medicinais, a maconha pode aumentar as chances de jovens adquirirem câncer de testículos

Uma pesquisa, realizada pela Escola Keck de Medicina da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, e divulgada pela revista online Cancer, apontou que a maconha pode aumentar significantemente o risco de jovens usuários da droga desenvolverem câncer nos testículos, o mais diagnosticado em homens com faixa etária entre 15 e 45 anos. O uso da erva para fins terapêuticos, como é comum nos Estados Unidos, também coloca a saúde dos jovens em risco.

Ao desenvolver a pesquisa Victoria Cortessis fez uma análise de modo comparativo com 163 homens que tinham a doença e outros 292 saudáveis, todos com a mesma idade. Os jovens que tinham um histórico de uso de maconha tinham o dobro de chances de desenvolver células cancerígenas nos testículos, principalmente as não seminomas, o tipo mais agressivo de câncer.

Uma outra pesquisa, realizada no Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp), aponta que um quarto dos pacientes diagnosticados com câncer nos testículos usou maconha em alguma fase da vida. Foram ouvidos 100 pacientes, com idade média de 30 anos.

Segundo os pesquisadores,  o uso contínuo da cannabis pode alterar a formação dos hormônios FSH e o LH, responsáveis por controlar o funcionamento dos testículos, a alteração nos eixos hormonais pode favorecer a formação de tumores na área.

O câncer de testículo, se diagnosticado a tempo e antes do tumor se espalhar, é altamente curável, com chances de reabilitação em 90% a 95% dos casos, e mesmo que haja a metástase (o tumor se espalha para outros órgãos) as chances de cura são grandes também.

Editada por Bruna Trindade

5 comentários

  1. Putz, esse site só tem notícia relacionado à pesquisas americanas… que falta de criatividadeeeee e idiotice. Vocês serão alunos que não foram ensinados a pensar? Há tanta desigualdade no país, e alunos de jornalismo preferem fazer notícias sobre assuntos pífios?

    QUE VERGONHA.

  2. Não disse que a matéria só expõe a pesquisa americana, apenas disse nesse site parece que tudo gira em torno de pesquisas americanas. As matérias começam sempre com isso, preste atenção que você vai perceber.

  3. Ademir, entendo o seu ponto de vista. Mas acredito que você não tenha compreendido que essa é a proposta do site. Não sei o quanto você conhece sobre jornalismo, mas nós precisamos seguir uma linha editorial. Agora, se você disser que não gosta da nossa proposta, eu respeito e agradeço o seu comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s