Por Renata Barbieri
O Google é o campeão de audiência para tirar as dúvidas das crianças, deixando pais e professores de lado. Esse dado foi constatado por uma pesquisa realizada por um instituto britânico que ouviu 500 crianças com idades entre 6 e 15 anos.
Os resultados mostraram que do total de entrevistados 54% preferem consultar o buscador quanto precisam de alguma informação. O estudo também mostra que mais de um terço (34%) das crianças não acreditam que seus pais sejam capazes de ajudá-las a fazer o dever de casa, e 14% não acham seus pais inteligentes.
A pesquisa mostra como é comum e confortável a tecnologia digital para essas crianças. Os materiais impressos acabaram sendo esquecidos, por volta de 45% desses alunos nunca consultaram uma enciclopédia e 19% não sabem o que é um dicionário impresso, sendo que quase a metade dessas crianças utilizam o Google pelo menos cinco vezes ao dia.
Os números dessa pesquisa não ficam para trás quando comparados aos estudantes universitários. Em uma pesquisa aleatória e informal realizada na Universidade Católica de Campinas (PUCC) com 20 alunos entre 20 e 24 anos, foi constatado que 75% deles, quando tem dúvida preferem usar o buscador do que perguntar ao professor, pois acreditam que seja mais rápido ou fácil, 60% dos entrevistados usaram enciclopédia e dicionário apenas quando eram criança, metade desses estudantes passam longe dos materiais impressos de consulta e 50% raramente vão à biblioteca da faculdade.
_
Editado por Natália Beraldi
Muito bom!
Primeiramente gostaria de parabenizar a matéria, está muito boa. A internet te possibilita o acesso a informações de uma maneira muito prática e rápida, mas ao mesmo tempo te expõe a uma quantidade inacreditável de informações pouco úteis. Temos que ver até que ponto o uso excessivo de internet é saudável.