Maternidade de Campinas restringe o trabalho de doula na hora do parto

Por Patrícia Gonçalves

A gestante que utiliza o Sistema Público de Saúde em Campinas a partir de agora, não poderá solicitar o acompanhamento de duas ou mais pessoas durante o parto. A medida entrou em vigor em agosto na Maternidade de Campinas, a mesma que havia regulamentado a situação e agora limitou o acesso à sala de parto.

 

A restrição vai contra a estratégia do Ministério da Saúde junto ao projeto da Rede Cegonha em parceira com o Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece as gestantes um acompanhante, além de alguém próximo ou da família. Segundo a diretoria da Maternidade de Campinas, a atitude foi tomada pois a unidade não possui infraestrutura para comportar outras pessoas fora do quadro clínico.

O acompanhamento na maioria das vezes é realizado por doulas, mulheres que dão suporte físico e emocional a gestante antes, durante e após o parto.No período anterior ao parto, ela orienta a mãe, explica  procedimentos  e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente, das mais variadas formas.

Durante o parto ela atenua uma eventual frieza do atendimento de enfermeiras e médicos, auxiliando a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e oferece alternativas naturais para aliviar as dores. Após o nascimento do bebê, ela visita a mãe e oferece apoio em relação a amamentação e cuidados com o bebê.

Este tipo de serviço é opcional para gestante que utiliza maternidades públicas e privadas. No município, a Maternidade de Campinas era a única do SUS que oferecia o acompanhamento. O  Hospital Municipal Dr. Valdemar Tebaldi de Americana é o único centro de saúde público da região que passa a fornecer a doula. São oito doulas disponíveis, não só na hora do parto, mas também no pré-natal e no pós-parto. As profissionais fazem em média 150 procedimentos por mês.

_
Editado por Michelle Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s