Pesquisa aponta que brasileiro recicla 2% de seu potencial

Juliana Duarte
Juliana Duarte
Cerca de 240.000 toneladas diárias de lixo são produzidas por dia no Brasil

Por Juliana Duarte

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, o Brasil recicla apenas 2% de seu potencial e, além disso, só 40% de todo esse lixo separado dentro de casa é, posteriormente, coletado de forma correta quando chega às ruas. Esses dados são da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 – Perfil das Despesas do Brasil, e apontam que, mesmo quando as famílias fazem sua parte separando seus resíduos domésticos, esse trabalho, muitas vezes, é em vão.

Diariamente, o ser humano produz uma média de 5 quilos de lixo. Contando apenas os números do Brasil, chega a ser mais de 240.000 toneladas diárias, número que só cresce a cada ano. Esse aumento excessivo deve-se ao poder aquisitivo e perfil consumista da população.

Mais que motivos ambientais, a reciclagem envolve questões econômicas e sociais, pois gera renda e empregos. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em levantamento feito sob pedido do  Ministério do Meio Ambiente, o país perde cerca de R$ 8 bilhões por ano deixando de reciclar os resíduos que poderiam ter outro fim, mas que são encaminhados aos lixões e aterros sanitários das cidades.

Quando o assunto é o benefício ambiental que a prática da reciclagem oferece, os números também são altos, uma vez que a cada 50 quilos de papel usado e transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada, ou a cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério.

_
Editado por Michelle Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s