Evento da ABRAz alerta aos sinais de Alzheimer

Por Fernanda Canobel

ciclo de palestras realizado pela Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) sub-regional de Indaiatuba, neste sábado, 22, teve como foco principal a orientação e conscientização das pessoas sobre a importância de se atentar aos sinais da doença, bem como os cuidados necessários para assegurar a qualidade de vida do paciente.

Dr. Marcelo Caldeira dá início ao ciclo de palestras explicando sobre a doença

Estar em alerta é fundamental para o diagnóstico do Alzheimer em estágio ainda inicial, lembra o Dr. Marcelo Caldeira, Mestre em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Como ainda não é conhecida a cura do Alzheimer, mas apenas o tratamento que consegue, de certa forma, controlar o agravamento progressivo da demência, é importante que se descubra a doença em fases iniciais, para que se possa garantir maior qualidade de vida ao paciente”, explica.

Segundo o médico, dificuldades para fazer as atividades e hábitos costumeiros, como cozinhar, por exemplo, pode ser considerado um motivo para atenção. Pela perda das funções executivas, motoras, visual, da fala e memória, o paciente perde, gradativamente, sua autonomia e passa a depender cada vez mais das pessoas à sua volta.

Devido à atenção exigida pelo quadro clínico do paciente, muitas vezes o cuidador deixa de pensar em si próprio. Foi sobre isso que falou a psicóloga Dra. Nelly Guernelli Nucci, supervisora de estágio na Universidade Paulista (UNIP) de Campinas – que desenvolve trabalho em parceria com a ABRAz de Indaiatuba –, evidenciando em sua palestra que não é apenas a saúde do paciente que precisa de atenção, mas também a de quem cuida dele. “São muitas as situações adversas pelas quais o cuidador passa que exigem tomadas de decisão, além do comprometimento e a dedicação integral ao paciente, o que faz com que ele também necessite de cuidados em diversos aspectos, como o físico, psicológico, social e espiritual”, afirma.

Fernanda Canobel
Familiares e cuidadores assistem ao ciclo de palestras
Abertura do 1º encontro para cuidadores e familiares de portadores da doença de Alzheimer

Editado por Natália Beraldi

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s