Sertanejo é o estilo musical mais tocado nas rádios FM, aponta pesquisa

Por Antenor Figueira

Dados obtidos através da pesquisa feita no segundo  trimestre de 2012 – a mais recente  realizada pelo Instituto Ibope – mostram os resultado da audiência das rádios FM de Campinas. A medição geral relacionada aponta a liderança geral no filtro 05h-00h, todos os dias e locais. Pela programação musical das emissoras líderes, observa-se a preferência do público campineiro pelo estilo sertanejo/popular.  Isto é um eco do que já ocorre nas paradas de sucessos no Brasil como um todo.  No ranking  das 100 “mais tocadas”  nas emissoras FM do país, aparecem 60 músicas brasileiras e destas a quase totalidade é ocupada pelo estilo caracterizado pelas duplas sertanejas e similares, como se pode observar no gráfico abaixo:

Alem das 10 /11 estações de rádio FM instaladas em Campinas, da frequência  87,7 até 107,9  chegam à cidade sinais de mais de 50 emissoras FM  gerados em diversas localidades do Estado de São Paulo.   No entanto as emissoras com melhor sinal ficam em torno da metade deste número, dependendo da potência e do alcance médio de seus transmissores.  Tanto que a emissora líder transmite a partir de Jundiaí.

Com 1.080.999 habitantes e localizada a 99 quilômetros da Capital, Campinas é considerada um dos principais mercados de rádio do país.

Editado por Giulia Cirilo

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s