Sistema de Zona Azul é implantado em Sumaré

Por Caroline Dias

A Zona Azul é regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro

Começa a funcionar em Sumaré, na próxima segunda-feira dia 24, o sistema eletrônico de Zona Azul que será implantado nas ruas do centro da cidade. Serão 746 vagas rotativas no valor de R$ 1,00 a cada hora estacionada.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Rural, Luiz Carlos Pereira Lima, a medida pretende garantir a rotatividade de veículos com o revezamento de vagas nas regiões de maior movimentação. Na primeira semana o trabalho é mais voltado para conscientização dos motoristas. O sistema será instalado na Avenida Sete de Setembro e nas ruas Antonio Jorge Chebab, Antonio do Vale Melo, Dom Barreto, José Maria Miranda, Pedro Consolin, Ângelo Ôngaro, Justino França e Ipiranga.

Será autorizado o estacionamento pelo prazo máximo de dez minutos sem o pagamento da tarifa. Durante os dias úteis, a Zona Azul funcionará das 9h às 18h. Aos sábados, o sistema irá vigorar das 9h às 13h, já nos domingos, feriados e horários fora do estabelecido na lei, o estacionamento é gratuito. Veículos oficiais dos estados, municípios, da União, de emergência e de apoio técnico à imprensa estão isentos da taxa. Das vagas asseguradas, 5% delas são para veículos conduzidos ou que transportem idosos, e 2% para portadores de deficiências com dificuldades de locomoção, porém, não exime estes usuários do pagamento da tarifa referente ao sistema rotativo.

Em cada esquina haverá um ponto de venda dos cartões. Os monitores contarão com tablets e com uma impressora portátil para imprimir os comprovantes.Também há a opção do motorista comprar o tíquete nos comércios credenciados e identificados. A fiscalização também será beneficiada com a tecnologia, já que poderá ser feita através de um sistema interligado aos computadores da central instalado na secretaria. Caso um veículo esteja irregular, os monitores poderão contatar imediatamente a central.

A Área Azul é regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também por leis municipais. O valor em caso de infração será de R$ 53,20, previsto na Legislação Brasileira de Trânsito.

 

Editado por Giulia Cirilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s