Participação das mulheres na política tem aumento significativo

Por Natália Beraldi

No início deste ano, a ONU Mulheres e a União Interparlamentar (IPU) produziram o relatório Mulheres na Política 2012, que mapeou o progresso da participação política das mulheres por todo o mundo no último ano. Com isso, foram criadas cotas eleitorais com o objetivo de garantir uma maior participação delas na vida política do país. Segundo os dados divulgados, houve um aumento positivo nesses números e das 59 nações que tiveram eleições em 2012, 17 criaram cotas e ganharam 27% de mulheres nas cadeiras parlamentares. Já nos países sem cota estabelecida, elas conquistaram apenas 16%.

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que o Amapá, Sergipe e Tocantins são os três estados brasileiros com participação feminina mais expressiva à frente das prefeituras. São Paulo aparece com uma proporção de 8,5%, inferior à média nacional (10,1%). Minas Gerais é a unidade da federação com o maior número de prefeitas – são 61, ante 792 homens no poder. Assim, a média nacional subiu de 5,9% para 10,1% entre 2000 e 2012, o que representa um aumento de 71,2%. Atualmente, o País conta com 560 prefeitas, indica o levantamento.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios (CNM)

Principais conquistas das mulheres na política brasileira

– Em 1932, as mulheres brasileiras conquistam o direito de participar das eleições como eleitoras e candidatas.

– Em 1933, Carlota Pereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira

– Em 1979, Euníce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.

– Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra: Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.

– Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional).

– Em 1995, Roseana Sarney tornou-se a primeira governadora brasileira.

– Em 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT – Partido dos Trabalhadores)  venceu as eleições presidenciais no segundo turno, tornando-se a primeira mulher presidente da República no Brasil.

 

_
Editado por Michelle Lopes

5 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s