Principal causa de evasão no Ensino a Distância é a falta de tempo

Por Jéssica Bueno

Um estudo realizado pela EAD.br e divulgado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) aponta que o maior obstáculo do Ensino a Distância é a evasão dos alunos, causada, principalmente, pela falta de tempo para estudar ou pela dificuldade em organizar esse tempo em seu dia a dia.

Foram consultados 193 alunos, que iniciaram o curso a distância em 2010, sobre a razão de terem interrompido os estudos, 93 alegaram não ter horário disponível para se dedicar e um terço acusou a questão financeira como o principal motivo da evasão. Outras causas apontadas são a dificuldade de adaptação a esse sistema e a falta de recursos oferecidos pelas instituições.

Apesar disso, o estudo revela que as impressões gerais sobre essa metodologia são boas. Cerca de 40% dos alunos consideram o ensino a distância melhor que o presencial, e apenas 5% desconsideram a possibilidade de fazer novamente este tipo de curso. De acordo com os alunos entrevistados, os fatores que mais os agradaram foram a clareza do material didático, o interesse que ele causou e a qualidade da equipe pedagógica.

Opinião

A administradora de empresa, Suely Carvalho, conta que não teve dificuldades em acompanhar o curso a distância de Gestão em Processos Gerenciais. “Para quem realmente tem interesse em aprender e não em somente ter um diploma, não tem muito tempo, nem paciência para enfrentar uma sala de aula, é um bom método. Mas nada substitui um professor que está à sua disposição para sanar dúvidas”.

Para Maira Foureaux, formada em direito e fazendo cursinho a distância na Damasio, o método é mais do que satisfatório. “Difícil são as coisas para entregar, porque é tudo pela internet, mas de resto, não tenho queixas”, contou.

Editado por Stephanie dos Santos

1 comentário

  1. Geralmente quem procura Ensino a Distância já é uma pessoa que não tem muito tempo mesmo, né. Gente que trabalha, muitas vezes que já tem família… Aí, sem a obrigatoriedade de estar todo dia no mesmo lugar é preciso ter MUITA disciplina mesmo para conseguir levar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s