Sem ciclovias suficientes, EMDEC inaugura sistema para o aluguel de bicicletas

Por Patrícia Gonçalves

No Dia Mundial Sem Carro, comemorado neste sábado (22), a Empresa Municipal de Desenvolvimento em Campinas (EMDEC) inaugura o sistema para o aluguel de bicicletas. Apesar da iniciativa, a cidade ainda não possui uma grande extensão de ciclovias e nem outro tipo de infra-estrutura para comportar quem tem como opção a bike.

De acordo com a empresa, as ciclovias e as ciclofaixas devem ser  implantadas no Plano Cicloviário até 2016. Atualmente o município possui  24,2 quilômetros de ciclovias em diferentes locais da cidade e a previsão é que o número aumente para 146 quilômetros daqui a 4 anos. Além disso, outro problema encontrado pelos ciclistas é falta de estacionamento para as bicicletas em shoppings, por exemplo.

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa e se espalhou pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. O manifesto tem como objetivo fazer com que a população reflita sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis, principalmente em grandes centros urbanos.

Segundo o  assessor técnico da EMDEC, Renzo Pavoni,  incialmente o sistema será experimental. “Ele vai funcionar primeiro por seis meses. Assim podemos avaliar a efetividade do sistema”. São seis áreas escolhidas para a implantação: Barão Geraldo, Amarais, Sousas, Taquaral, Terminal Central e Nova Aparecida.O tempo mínimo de aluguel é de 30 minutos e as bikes poderão circular em qualquer via, até mesmo nas que não possuem ciclovias.

Ouça a entrevista com Renzo Pavoni: 

[Estudos para a implantação de aluguel foram feitos com base em outros países e cidades que já possuem o sistema ]

_
Editado por Michelle Lopes

4 comentários

  1. Os problemas enfrentados na implantação de ciclovias não aparecem só em cidades grandes, nas quais a desculpa pode ser a grande malha urbana. Eles tentaram implantar um esquema de ciclovias em Jaguariúna, mas mudaram os trechos destinados as bikes tantas vezes que no final muita gente nem sabe se a ciclovia ainda existe ou não.

    1. A inserção de ciclovias deve ser algo bem planejado e não realizado de uma hora para outra. Em ano político muita coisa pode sair na hora errada!
      O ciclista que utiliza sempre esse meio de transporte não quer nada além de segurança. O que mais falta para eles hoje em dia!

    1. Provavelmente não será. O preço ainda não foi definido vamos ver se a partir do período de testes, o valor é divulgado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s