Bebidas alcoólicas e açucaradas engordam mais do que alimentos sólidos, aponta estudo

Por Marcela Munhoz

Uma pesquisa feita pela Johns Hopkings School of Medicine dos Estados Unidos, mostra que reduzir o consumo de bebidas possui efeito emagrecedor maior do que diminuir alimentos sólidos. Isso porque bebidas como refrigerantes, sucos, leites e alcoólicos possuem calorias que podem determinar uma dieta.

A pesquisa foi realizada com 810 adultos de 25 a 79 anos que foram monitorados durante 18 meses quanto a redução de consumo de líquidos e alimentos sólidos. Ao final do estudo, o grupo de pacientes que reduziu a ingestão de calorias provenientes de bebidas obteve uma perda de peso cinco vezes maior, do que o grupo que reduziu a mesma quantidade de calorias presentes em alimentos sólidos.

Bebidas como refrigerantes, sucos, leites e alcoólicos possuem calorias que podem determinar uma dieta

37% das calorias líquidas eram provenientes de bebidas adoçadas com açúcar. Benjamin Caballero, autor do estudo, conclui que é mais fácil exagerar nas calorias bebendo do que comendo e explica: “Quando mastigamos algum alimento, estimulamos regiões do cérebro responsáveis pela saciedade, o que não acontece quando ingerimos bebida. Então, quando ingerimos alguma bebida calórica, ainda sentimos fome, o que nos leva a consumir mais calorias”. Além disso, o açúcar presente nas bebidas é de rápida absorção. Ele estimula a produção de insulina levando um aumento da gordura corporal.

A maioria das pessoas em dieta de emagrecimento se preocupa principalmente com os refrigerantes, mas esquecem que os sucos naturais, apesar de conterem vitaminas e minerais, também possuem calorias e não devem ser consumidos em excesso.

A pesquisa fica como dica para quem procura realizar uma dieta saudável.

Editado por Stephanie dos Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s