Sabatina dos candidatos a Prefeitura de Campinas será retransmitida ainda hoje

Giulia Cirilo

Por Giulia Cirilo

Aconteceu na manhã de hoje (12) a sabatina com os sete candidatos a Prefeitura de Campinas no auditório Dom Gilberto, localizado no campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. As perguntas apresentadas aos candidatos foram enviadas até a véspera por internautas ao e-mail do CACI. As questões, divididas em quatro blocos – desenvolvimento urbano, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e questões gerais – e apresentadas aos candidatos. Para facilitar, uma pergunta de cada bloco foi sorteada a cada candidato, que deveria respondê-la em até dois minutos.

No início, o representante de cada partido teve o tempo de 1 minuto e meio para uma apresentação geral, mas devido a uma confusão na cronometragem, os canditados Arlei Medeiros (PSOL) e Dr. Campos (PRTB) tiveram uma desvantagem para a conclusão de suas falas. Em seguida, o tempo restante foi remanejado para que todos tivessem oportunidade igual.

O primeiro sorteado para responder foi o candidato do PT, Márcio Pochmann, que durante toda a sabatina foi objetivo, expondo suas intenções de liderança perante a Prefeitur. Pochmann defendeu a expansão do centro da cidade, garantindo melhorias de acesso urbano para a população, principalmente para pessoas idosas e com deficiências físicas. Ele também manifestou a vontade de viabilizar a cidade para receber mais empresas de grande porte, para que a região se projete ainda mais como um grande polo econômico. Proposta esta diretamente ligada a reforma do aeroporto Viracopos.

Outro candidato que manteve um discurso claro durante a sabatina foi o representante PSB, Jonas Donizete. Com um aparente favoritismo do eleitor campineiro, ele defendeu a ideia da criação de um instituto de planejamento ligado as áreas mais afastadas da cidade e defendeu a recuperação das áreas verdes. Quanto ao plano econômico, Jonas acredita que há necessidade de ampliar as oportunidades para grandes empresas se instalarem na região, dinamizando o efeito econômico.

Silvia Ferraro, do PSTU, fez críticas ao atual Plano Diretor e apontou como um dos objetivos a mudança nessa área. Quer remanejar o poder, que segundo ela, está privilegiando as especulações imobiliárias e grandes empresários, e colocar o trabalhador e a força educacional em primeiro plano.

Giulia Cirilo
Arlei Medeiros PSOL(esq.) confuso quanto ao tempo das respostas leva os colegas de banca a risadas.

Pedro Serafim, candidato do PDT, que atualmente comanda o mandato tampão, ao ser questionado quanto a demora da reforma do tradicional teatro Castro Mendes afirmou que até novembro deste ano ele será reinaugurado. Ele também prometeu melhorias na parte cultural da cidade, como a revitalização da Biblioteca Municipal e a construção de mais uma na Estação Cultura. Quanto a expansão do polo industrial, disse que já está em projeto uma grande mudança estrutural nos bairros do Campo Grande, Ouro Verde e Viracopos.

Representante do PSOL, Arlei Medeiros, tendo por base as condições precárias dos clubes, quadras e praças de esporte públicas da cidade, defendeu as leis de incentivo a cultura e esporte, implantado em seu governo agentes especializados em cada setor.

Ao fim da sabatina, que teve no último bloco questões gerais, os candidatos permaneceram alguns minutos a mais para responder questões da imprensa, dos alunos e funcionários da universidade, que não puderam ser feitas durante o horário oficial. Para quem perdeu a oportunidade de acompanhar o evento, ele será transmitido ainda hoje no Canal Universitário (Canal 10 da Net) das 19h às 21h.

Editado por Michelle Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s