De acordo com pesquisa, homens carecas são mais dominantes

Por Bruna Trindade

Uma pesquisa publicada no último mês pela Social Psychological and Personality Science deve amenizar um trauma que atinge oito a cada dez homens : ficar careca. De acordo com o estudo, homens de cabeça raspada inspiram mais confiança e dominância.

Que tal deixar o preconceito  de lado e assumir  o visual careca?

A calvície, que muitas vezes é associada à velhice, stress, e impotência, agora pode ser considerada uma característica em potencial nos homens, principalmente os mais jovens, graças a um estudo que foi realizado em duas etapas.

Na primeira, fotografias de 25 homens foram selecionadas a partir do diretório de uma universidade americana. O cenário era o mesmo em todas as fotos; dez homens tinham a cabeça raspada e quinze usavam o cabelo em estilos variados.

Cinquenta e nove entrevistados – dentre eles 35 mulheres – classificaram as fotos da seguinte forma: os entrevistados julgaram os homens com cabeças raspadas como os mais dominantes e sociáveis. De certo modo, à luz da evidência psicológica considerável que liga a calvície a um posicionamento inferiorizado, a descoberta é surpreendente. Por outro lado, os mesmos indivíduos foram considerados menos atraentes e mais velhos.

Em uma segunda etapa, 167 homens e 177 mulheres avaliaram fotografias de 4 homens com cabelos e outra fotografia – dos mesmos homens – com cabelos removidos digitalmente. Com uma simples mudança no penteado, o autor da pesquisa procurou eliminar atributos não observados, como uma explicação para diferenças na percepção de dominância.

O resultado? Mais uma vez, os homens com cabelo removido digitalmente foram considerados como os mais dominantes, e esse efeito foi atribuído à confiança e masculinidade percebidas. Os carecas artificiais ainda foram considerados mais altos e fortes do que quando apresentados com cabelo.

Por fim, o pesquisador sugere que um couro cabeludo raspado está ligado à dominância, muito provavelmente a partir de estereótipos, e não pelo fato de rejeitarem um símbolo popular ou violarem uma norma social. O homem que assume o visual careca pode estar buscando os traços de atletas e heróis de cinema.

E vocês rapazes, que tal adotar o visual e quem sabe aumentar sua capacidade de liderança, atração e auto estima?

Editado por Natália Beraldi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s