Sedentarismo já mata tanto quanto o cigarro

Por Thaís Jorge

A falta de atividade física já é responsável pelo mesmo número de mortes causadas pelo tabagismo, de acordo com pesquisa realizada pela revista médica Lancet. O estudo foi realizado por 33 pesquisadores de diversas partes do mundo, que constataram que cerca de 1/3 da população mundial se encaixa no perfil do sedentarismo, que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano no mundo.

Para Carolina Wolf Becker, estudante de jornalismo, a rotina conturbada que inclui trabalho e faculdade tornou inviável a prática de exercícios físicos durante a semana. “Sempre joguei vôlei e fazia preparação física na academia. Agora, no entanto, não sobra mais tempo para nada”, diz.

A situação enfrentada por Carolina é a mesma de muitos jovens e adultos que tentam conciliar trabalho, estudo e outras atividades. Segundo o estudo, quanto maior a renda per capita nos países , menos ativas se tornam as pessoas. A pesquisa ainda revela que a inatividade física corresponde a uma média global de uma em cada 10 mortes por problemas cardíacos e diabetes, por exemplo.

Os pesquisadores alertam que somente com a atividade física é possível ter uma rotina saudável. Para os adultos, recomenda-se 150 minutos de exercícios durante a semana, como as práticas aeróbicas de andar de bicicleta ou caminhada.

Confira no infográfico abaixo os principais dados obtidos pela pesquisa.

Editado por Michelle Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s