Por Thaís Jorge
A falta de atividade física já é responsável pelo mesmo número de mortes causadas pelo tabagismo, de acordo com pesquisa realizada pela revista médica Lancet. O estudo foi realizado por 33 pesquisadores de diversas partes do mundo, que constataram que cerca de 1/3 da população mundial se encaixa no perfil do sedentarismo, que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano no mundo.
Para Carolina Wolf Becker, estudante de jornalismo, a rotina conturbada que inclui trabalho e faculdade tornou inviável a prática de exercícios físicos durante a semana. “Sempre joguei vôlei e fazia preparação física na academia. Agora, no entanto, não sobra mais tempo para nada”, diz.
A situação enfrentada por Carolina é a mesma de muitos jovens e adultos que tentam conciliar trabalho, estudo e outras atividades. Segundo o estudo, quanto maior a renda per capita nos países , menos ativas se tornam as pessoas. A pesquisa ainda revela que a inatividade física corresponde a uma média global de uma em cada 10 mortes por problemas cardíacos e diabetes, por exemplo.
Os pesquisadores alertam que somente com a atividade física é possível ter uma rotina saudável. Para os adultos, recomenda-se 150 minutos de exercícios durante a semana, como as práticas aeróbicas de andar de bicicleta ou caminhada.
Confira no infográfico abaixo os principais dados obtidos pela pesquisa.
Editado por Michelle Lopes