Unicamp abre suas portas – UPA 2012

Por Ana Paula Rezende

Alunos na oficina Desafio de Engenharia Fisica testando as habilidades na prática

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) abriu suas portas por mais um ano para os vestibulandos do ensino médio (incluindo treineiros) e escolas de cursos técnicos. O evento, que pela primeira vez teve apenas um dia de duração, visando não impactar o transito durante um final de semana inteiro, aconteceu no último sábado, 1 de setembro, das 9h às 17h em diversos pontos da universidade.

A proposta é apresentar os cursos que a faculdade oferece. Com cerca de 35 mil alunos inscritos de todo o país, fora os que vieram sem inscrição, o UPA 2012 (Unicamp de Portas Abertas) teve palestras o dia todo que mostraram a infra estrutura que a universidade oferece à seus alunos, além de auxiliar os visitantes na escolha de sua futura profissão. “Isso ajuda a dar um norte nas escolhas, muitas vezes é nesse momento que o aluno percebe não ser o curso exato que ele deve prestar”, diz o aluno William Gomes do 6° ano de Química da UNICAMP.

Além disso, os visitantes puderam se informar sobre o vestibular que ocorrerá neste ano. Abaixo, seguem algumas informações para você que também almeja estudar nesta Universidade.

Serviços

  • A primeira fase ocorrerá dia 11 de novembro de 2012 e a segunda de 13 a 15 de janeiro 2013;
  • Para os cursos que possuem provas de habilidade especifica as provas serão de 21 a 24 de janeiro 2013;
  • Diminuiu o numero de textos obrigatórios a serem redigidos no vestibular, agora apenas dois;
  • Deixaram de existir dois cursos (tecnologia em sistemas de telecomunicações e tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas) e foram criados outros quatro: engenharia de telecomunicações, sistema de informação, engenharia ambiental e engenharia física;
  • Para a Unicamp, o ENEM conta em 20% da nota na primeira fase.

Editado por Natália Beraldi

11 comentários

  1. Este evento ajudou às pessoas a conhecerem um pouco mais, sobre a estrutura da Unicamp para seus alunos…. foi um ótimo evento

  2. Maravilhosa a proposta é apresentar os cursos que a faculdade oferece, pois aos 18 (dezoito) anos, os jovens não estão preparados para escolherem uma profissão.Afinal,será um “casamento” para a vida inteira; e posteriormente, se a escolha não tenha sido correta, impossível de se exercer a profissão, consequentemente, temos pessoas frustradas e que não conseguem destaques em suas profissões, e muitas, vezes, nem mesmo, conseguem empregos.
    E tudo isto, se repercutirá em suas vidas pessoais.
    Isabela Gasbarro – Advogada.

  3. Muito boa a oportunidade que a universidade está dando aos candidatos à cursos de graduação. O conhecimento quanto às opções de cursos e infraestrutura da faculdadae contribuem para a escolha a ser feita. Exemplo que deve ser repetido em todo país e em boa hora está sendo muito bem divulgado nesta matéria. Parabéns !

  4. Quando estava no Colegial…há muitos anos atrás…também participei de um evento como esse e foi muito útil para mim na época. Bom saber que a inciativa persiste.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s