Sertanejo é o gênero musical preferido dos brasileiros, aponta pesquisa

Por Giovana Seabra

Um estudo feito pelo instituto de atuação internacional Ipsos, por meio de pesquisa entre rádios FM brasileira, mostra que o gênero musical sertanejo é o preferido no país. O índice encontrado foi de 44% de preferência entre as rádios paulistanas e de 39% no cenário nacional.

Devido esse fato, professores e antropólogos afirmam que a cultura caipira está sendo resgatada nos últimos tempos, principalmente entre os jovens.

Entre os cinco gêneros musicais pesquisados, o sertanejo foi a preferência do público brasileiro

“A preferência pela música sertaneja pode ser apontada como uma forma de identificação com essa cultura e, por consequência a afirmação dela”, segundo José Roberto Zan, historiador e professor do Instituto de Artes da Unicamp. Ele diz ainda que as pessoas se afirmam como caipiras, e essa origem que antes era negada está sendo resgatada por uma nova geração.

A estudante de direito da PUC-Campinas, Elisa Denny de 20 anos, acha que é difícil encontrar um brasileiro que não goste de sertanejo, mas discorda do pensamento do professor. “Acho que sertanejo não tem nada a ver com cultura caipira.”

Editado por Marcela Munhoz

2 comentários

  1. mas qual gênero sertanejo dominou o país? por que eu duvido que a moda de viola, que é nitidamente uma representação ferrenha da cultura caipira e do interior do país, esteja em ascensão. o sertanejo universitário pode se encaixar no gênero musical, mas em minha particular opinião, duvido que ele propaga a cultura caipira. pra mim, ele está formando outro tipo de gente e você pode encontrar exemplos em qualquer esquina por aí. ‘tá na moda’.

    1. Pela pesquisa ter sido feita com rádios FM, o sertanejo universitário tem um peso grande nesse dado de preferência.
      Eu concordo com você, Mirela. Questionei o professor sobre isso, mas, até a data de entrega da matéria, ele não se manifestou. O intuito era mesmo propor essa discussão. Também duvido que essa seja uma manifestação da cultura caipira, de fato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s