Palestra descontraída marca dia Nacional de Combate ao Fumo

Por Thayline Rodrigues

Na manhã desta quarta feira, 29, Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Cecom (Centro de Saúde da Comunidade) da Unicamp organizou uma bem humorada palestra sobre tabagismo com o médico Jamiro da Silva Vanderley. O evento foi promovido pelo programa Viva Mais, que busca por meio de workshops, atividades e grupos de apoio auxiliar os dependentes de substâncias lícitas e ilícitas dentro do campus da universidade.

Os participantes não viram somente uma palestra sobre os malefícios do cigarro mas também puderam se divertir com a forma com que o médico (e mágico) Jamiro conduziu a atividade.

O médico Jamiro Wanderley em um de seus números de mágica durante a palestra

Com muito bom humor, ele chegou a fazer um cigarro aceso desaparecer no ar enquanto falava sobre níveis de nicotina e metais cancerígenos. “É preciso brincar pra não assustar as pessoas. Ninguém que está aqui quer ouvir palavras fortes em tons de ameaça. Temos que buscar outras formas de falar a mesma coisa que eles estão cansados de ouvir”, disse o médico.

De forma didática, ele explicou como os pulmões absorvem as substâncias tóxicas presentes no cigarro ao utilizar uma boneca e um filtro de papel como exemplo. O clima de descontração permaneceu durante toda a palestra. “Foi muito interessante, divertido e fez a gente pensar em como fazemos mal para nós mesmos”, comentou Thiago Abreu, de 25 anos, fumante há sete.

Após depoimentos e perguntas do público presente na biblioteca central, o médico encerrou a atividade que fez parte da campanha “Fumar: Faz mal pra você, faz mal pro planeta” e reforçou aos interessados a oportunidade de tratamento que a Unicamp oferece a alunos, docentes e funcionários da instituição.

 SERVIÇO

Programa Viva Mais

CSS/CECOM  – Coordenadoria de Serviços Sociais
 – Atendimento a funcionários, alunos e docentes

Triagem do Viva Mais: 3a.feira às 9h e 4a.feira às 14h – 
Telefones: 3521-9017/ 9020/ 9021

Editado por Marcela Munhoz

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s