Número de acidentes de trânsito no Brasil preocupa OMS

Por Evandro Rosa

Na última quarta-feira (24) foi realizado em São Paulo o I Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes de Transito e Transporte. O evento foi promovido pelo Cedatt (Conselho Estadual para Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transportes) e teve como tema principal “A construção de um transito mais seguro”, destacando a preocupação da entidade com o número crescente de mortes por imprudência no trânsito.

Acidentes de trânsito é uma das maiores causas de mortes no país

O evento contou com a presença de representantes da OMS (Organização Mundial da Saúde), que trouxeram dados preocupantes sobre o impacto financeiro que os acidentes podem causar ao país. Segundo a organização, a cada morte no trânsito, são feitos 70 atendimentos de urgência e 15 internações. No Brasil as principais causas de acidente de trânsito são excesso de velocidade (26%), problemas com a infraestrutura das rodovias (20%) e motocicletas (16%).

Outra preocupação é com aumento dos acidentes causados por motociclistas, que teve um salto de 113% nos últimos três anos. Dados do Ministério da Saúde apontam que os jovens são as principais vitimas. Cerca de 40% dos óbitos registrados são de pessoas na faixa de 20 a 29 anos, homens representam 89% desse total.

Para a OMS, a melhor forma de conter esses números são com políticas publicas de segurança nos transportes, a necessidade de maior fiscalização e também a educação no trânsito.

 

Editado por Caroline Dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s