Por Evandro Rosa
Na última quarta-feira (24) foi realizado em São Paulo o I Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes de Transito e Transporte. O evento foi promovido pelo Cedatt (Conselho Estadual para Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transportes) e teve como tema principal “A construção de um transito mais seguro”, destacando a preocupação da entidade com o número crescente de mortes por imprudência no trânsito.

O evento contou com a presença de representantes da OMS (Organização Mundial da Saúde), que trouxeram dados preocupantes sobre o impacto financeiro que os acidentes podem causar ao país. Segundo a organização, a cada morte no trânsito, são feitos 70 atendimentos de urgência e 15 internações. No Brasil as principais causas de acidente de trânsito são excesso de velocidade (26%), problemas com a infraestrutura das rodovias (20%) e motocicletas (16%).
Outra preocupação é com aumento dos acidentes causados por motociclistas, que teve um salto de 113% nos últimos três anos. Dados do Ministério da Saúde apontam que os jovens são as principais vitimas. Cerca de 40% dos óbitos registrados são de pessoas na faixa de 20 a 29 anos, homens representam 89% desse total.
Para a OMS, a melhor forma de conter esses números são com políticas publicas de segurança nos transportes, a necessidade de maior fiscalização e também a educação no trânsito.
Editado por Caroline Dias