Por Giulia Cirilo
A procura por livros CTP (científicos, técnicos e profissionais) tem sido cada vez maior nas livrarias de todo Brasil. O que confirmou esse aumento foi a última pesquisa realizada pela Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que apontou o crescimento de 38% nesse setor em 2011 comparado ao ano anterior. Foram vendidos 38,5 milhões de exemplares na categoria, o que correspondeu a um faturamento de 910 milhões de reais, ou seja, 23% a mais que no ano de 2010.
O que alavancou a procura por esse segmento literário foi a grande expansão das universidades. Em 2011 foi divulgado pelo MEC o último censo da Educação Superior que apontou um aumento de 110% no número de estudantes em cursos de graduação nos últimos dez anos, ou seja, o que eram 3 milhões cursando nível superior em 2001 saltaram para 6,5 milhões em 2011 e a procura só tende a crescer nessa faixa de ensino.
Outro motivo do crescimento é a necessidade por conta dos profissionais de uma maior qualificação quanto a assuntos específicos. A farmacêutica Hannah Marina Ralha diz que compra com frequência livros ligados a sua área profissional, de preferência os que abordam assuntos que ela não tem domínio, mas confessa que já comprou um livro sobre finanças.
A maior variedade nos títulos e a queda do preço médio colaboraram também com as vendas do setor. Só de novas publicações houve um aumento de 7,3% em comparação com 2010 e o valor em média teve a queda de 9,43%. O segmento dos livros científicos, técnicos e profissionais também teve crescimento quanto as vendas no formato digital, com 856 títulos, ficanda atrás somente do segmento de obras gerais que teve 4.131 títulos.

Editado por Caroline Dias