Mulheres que cuidam dos dentes têm menor risco de demência

Por Larissa Dias

Pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia revelou que as mulheres que escovam os dentes menos de uma vez por dia têm até 65% mais probabilidade de desenvolver demência, quando comparadas aquelas que escovam três vezes ao dia.

Aproximadamente 5.500 pessoas participaram da pesquisa e, após 18 anos, cerca de 1.145 delas tinham sinais de demência. De 78 mulheres que escovavam os dentes menos de uma vez por dia, 21 delas desenvolveram a doença, isso equivale a um caso a cada 3,7 mulheres. Em comparação, aquelas que escovavam pelo menos uma vez por dia, a taxa caia para uma em cada 4,5 mulheres.

O estudo não é o primeiro a vincular má saúde bucal com as condições de saúde. De acordo com o dentista Dr. Paulo César, a boca tem mais de 800 tipos de bactérias e toda infecção bucal pode se estender a outros órgãos.

Má saúde bucal pode causar doenças

“Um foco de infecção está em contato direto com a corrente sanguínea, principalmente quando a boca não é bem cuidada. Quando as bactérias bucais vão para o sangue, a chamada bacteremia, qualquer infecção pode se generalizar e se manifestar em outros órgãos. Inflamações da gengiva podem implicar em doenças do coração e diabetes, por exemplo.”, explica o dentista.

Os pesquisadores ainda não tem uma explicação certa para o resultado do estudo.

Editado por Danilo Pessôa

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s