
Amanda dos Reis
Uma pesquisa anual do Comitê Gestor da Internet no Brasil revelou que o uso de internet em celulares no país aumentou 340% em um ano. Embora só 17% dos internautas brasileiros tenham acessado a rede por dispositivos móveis em 2011, no ano anterior o número era de 5%.
Outro estudo, o “Como 80 milhões de brasileiros acessam a internet no Brasil”, desenvolvido pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) revelou que os brasileiros estão se conectando cada vez mais à internet. Eles passam ao menos duas horas por dia navegando na web para fins pessoais. . É o caso de Evaldo Marques de Paula Junior, estudante de publicidade e propaganda da PUC-Campinas, que se considera viciado em internet. O jovem de 18 anos, afirma que usa a internet no celular a toda hora e a todo o momento “para checar suas redes sociais, fazer pesquisas rápidas e se manter antenado”.
De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), no Brasil há 47,2 milhões de acessos móveis à internet. A projeção para crescimento do serviço, segundo um estudo conduzido pela consultoria Teleco, é que até o fim de 2012 haja 73 milhões de acessos, o que representa um acréscimo de 25 milhões.
Além do crescimento vertiginoso em apenas um ano, o celular leva vantagem em relação aos desktops e notebooks. O aparelho é o segundo dispositivo mais presente nos domicílios brasileiros pesquisados (87%), atrás apenas da, há muito estabelecida, televisão (98%). Segundo a pesquisa, os desktops têm 37% e os notebooks 18%.
A popularização dos smartphones, obtida com a redução no preço, contribuiu para a difusão da internet móvel no país. Porém, modelos intermediários continuam caros ao público, muitos chegam a custar até quatro vezes mais que celulares básicos.
Editado por Gabriela Rossi