UFSCar pesquisa efeitos de games no coração

Fernando Zanaga

Estudo vai avaliar impacto dos jogos eletrônicos no sistema cardíaco

Pesquisadores ligados aos departamentos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estudam os impactosno sistema nervoso autômato cardíaco em jovens adultos enquanto jogam games. A pesquisa é realizada pelos alunos do Programa de Pós-Graduação: Paulo Vinícius Braga Mendes, Cláudia Daniele Pestana Barbosa e Silvia Moura. A orientação fica a cargo das professoras Iracema Serrat Vergotti Ferrigno e Aparecida Maria Catai

A pesquisa desenvolvida na UFSCar analisa os efeitos de games do console Nintendo Wii no sistema autonômico cardíaco. “Este jogo é o que as pesquisas apontam atingir níveis de atividade física moderados. Acredita-se que indivíduos normais apresentarão aumento da frequência cardíaca durante a utilização dos jogos e com os dados obtidos poderemos caracterizar os efeitos dos jogos sobre a variabilidade da frequência cardíaca dos voluntários”, ressalta Cláudia Daniele Pestana Barbosa.

Para a elaboração dos estudos, serão selecionados indivíduos do sexo masculino, com idades entre 18 e 30 anos, não atletas, não obesos e não fumantes. Esses voluntários jogarão games do Nintendo Wii durante 10 minutos utilizando um monitor cardíaco que armazenará os dados sobre sua frequência cardíaca. Posteriormente estes dados serão analisados para verificar a influência do jogo sobre o sistema autônomo cardíaco. Dados sobre o sistema autônomo cardíaco em repouso também serão coletados para comparação.

Editado por Raphael Gnipper

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s