Mais de 80% dos brasileiros ainda não sabem o que são e-Books

Ingrid Emerick

Números divulgados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indicam que 70% dos brasileiros entrevistados nunca sequer ouviram falar de livros eletrônicos, e que dos 30% que tem conhecimento desse atual tipo de mídia, chega a 83% o número de pessoas que nunca leram um e-Book.

A pesquisa foi divulgada no último dia 28/6 pelo Instituto Pró-Livro, e também indica que os livros digiatais são mais populares o público de 18 a 24 anos. A maioria dos leitores de e-Books pertence à classe A e tem nível superior completo. De acordo com a pesquisa, 52% dos leitores são mulheres e 48% homens.

O levantamento realizado ainda indica que  17% das pessoas que consomem livros eletrônicos acessam pelo computador, e apenas 1% leem  pelo celular. A maioria, 87%, ainda baixa os conteúdos gratuitamente pela internet, e desses, 38% pirateiam os livros digitais. Apenas 13% das pessoas já pagaram pelo download.

Os leitores entrevistados aprovam o formato eletrônico dos livros digitais, e os consideram uma tendência. A maior parte das pessoas lê de dois a cinco livros por ano. No entanto, mesmo que muitos sejam adeptos dos livros digitais, a maioria dos leitores acham difícil a extinção do livro de papel.

O estudo realizado entre junho e julho de 2011 entrevistou mais de 5 mil pessoas em 315 municípios.

De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 50% de leitores ou 88,2 milhões de pessoas. Se encaixam nessa categoria aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes. O brasileiro lê em média quatro livros por ano. Entre as mulheres, 53% são leitoras, índice maior do que o verificado entre os entrevistados do sexo masculino (43%).

A Bíblia aparece em primeiro lugar entre os gêneros preferidos, seguido de livros didáticos, romances, livros religiosos, contos, literatura infantil, entre outros.

Mais +

Mercado de Tablets impulsionam venda de jornais – https://digitaispuccampinas.wordpress.com/2012/03/21/mercado-de-tablets-impulsionam-vendas-de-jornais/

Usuário de internet móvel quase dobram em 2012 – https://digitaispuccampinas.wordpress.com/2012/03/24/usuario-de-internet-movel-quase-dobram-em-2012/

A população brasileira é uma das que mais acessam redes sociais – https://digitaispuccampinas.wordpress.com/2012/03/24/usuario-de-internet-movel-quase-dobram-em-2012/

Editado por Danilo Zanini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s