Mulheres e sexo: quando o amor já não é mais motivo

Rayssa Fagundes

As mulheres já não fazem mais amor, é o que mostra o livro “Why women have sex” (Por que as mulheres fazem sexo) de Cindy Meston e David Buss, pesquisadores da Universidade do Texas, Estados Unidos.  Resultado de uma pesquisa, o livro  revela o comportamento sexual das mulheres, mostrando que dentre os mais  de 200 motivos pelos quais as entrevistadas afirmaram fazer sexo, para surpresa,  o amor não foi citado.

A busca por seu espaço no mercado e direitos iguais também reflete na forma com que elas estão vendo o sexo. Hoje, mulheres admitem que buscam o prazer e que ele já não entra mais na idéia do conto de fadas. Esta nova visão menos romântica do sexo,  é defendida pelo psiquiatra Flávio Gikovate em seu artigo “Sexo e amor no século XXI”, em que ele afirma que os jovens são os que mais conseguem mostrar este novo pensamento. O famoso “ficar” é uma mostra de um novo tipo de relacionamento que estava se difundindo –  relacionamentos sem vinculos com parceiros momentâneos. Ele defende também que separar sexo do amor contribui para o amor mais sincero, pois favorece a individualidade que as pessoas buscam.

A psicopedagoga Leni Santos concorda que é nos jovens que isto é mais visível, mas vê como algo preocupante uma vez que alguns menosprezam a importância do sexo, tratando como mais uma forma de diversão.

Por que as mulheres não associam mais o sexo ao amor?        

O Digitais conversou com algumas mulheres para saber a opinião delas sobre assunto. Para a assistente admnistrativa,  Rute Reis, as mulheres aprenderam com os homens a separar físico do sentimento.  A bancária, Tatiane Santos, concorda e diz ainda que a mulher perdeu a vergonha de buscar o prazer,  que é normal entre os homens.  “Hoje nós temos independência e, com isso, coragem de assumir que também queremos ter prazer, experimentar coisas novas, mesmo que os outros não concordem. Direitos iguais”.

Manoela Carvalho, auxiliar admnistrativa, diz que aprendeu com o tempo que o sexo não precisa ser necessariamente acompanhado do amor. “Quando era mais nova me preocupava em agradar meus parceiros por gostar muito deles. Depois você acaba percebendo que não dá para agradar se não estivermos curtindo também. O relacionamento não dá certo quando  os dois não estão plenos sexualmente”.

http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F50665153&show_artwork=true
O que eles pensam:

Um site de relacionamentos realizou no mês de maio uma pesquisa com homens para saber o que eles pensavam sobre sexo no primeiro encontro e o resultado foi que 55% deles acharam normal que aconteça e não julgam de maneira negativa mulheres que o fazem.

O assistente administrativo João Carvalho concorda com o resultado de ambas as pesquisas. Reconhece que esta “nova mulher” pode gerar alguma insegurança, pois as mulheres sempre foram romanticas, o “sexo frágil”. Contudo, ele acredita  que  as mulheres estarem em busca do prazer  pleno é fundamental para uma boa relação, pois acaba gerando mais sinceridade entre o casal. Hoje casado, Carvalho diz que já teve relacionamentos duradouros com mulheres que, a princípio queriam apenas sexo. “As vezes a sinceridade  assusta, mas quando está claro que elas estão procurando sexo, nós homens relaxamos por encontrar alguém que também não quer compromisso, o que pode gerar algum encanto”.

Já para o estudante Victor Souza, é interessante que a mulher não se iluda sobre o sexo e entenda que sentimentos não têm de estar atrelados ao ato sexual, mas  reconhece o machismo.  “Nós achamos legal mulheres desencanadas para sair, mas tenho que reconhecer que para namorar, acabamos por escolher aquelas que são um pouco mais reservadas”, opina.

Editado por Diana Siquelero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s