Homens são as principais vítimas em acidentes com fogo

Agata Domingues

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que dez pessoas morrem por mês (ou uma a cada três dias) por exposição ao fogo, chamas e fumaça no Estado. Somente em 2011 foram registradas 2,2 mil internações causadas por queimadura em decorrência de acidente de trabalho ou domestico. Desse total 120 pessoas morreram. No total as internações custam R$ 6 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) paulista.

De acordo como levantamento, o número de vítimas por queimaduras é maior entre os homens. Das internações registradas no ano passado, 64 % foram de pacientes do sexo masculino, e dos 120 óbitos, o índice entre homens foi de 59 %.

Apesar das recomendações para não brincar com fogo ser mais para crianças, tanto entre os homens quanto entre as mulheres o índice de internações e óbitos por queimaduras é maior entre as faixas etárias de 30 a 49 anos.

O bombeiro civil Fantini da cidade de Amparo, explica que as internações por exposição a fumaça, fogo e chamas, em muitos casos ocorrem em consequência de acidentes domésticos como descuidos no manuseio de velas, churrasqueiras e panela sobre o fogão.

As internações hospitalares são necessárias em casos de queimaduras de segundo grau, isto é, que chegam a atingir 20% da superfície corpórea do paciente ou quando são constatadas queimaduras de terceiro grau . Mas nem sempre o contato direto com as chamas pode ser a principal consequência da manipulação imprudente do fogo. Em alguns casos a simples inalação de fumaça que atinge altas temperaturas já pode causar graves danos físicos, queimando as vias respiratórias.

O bombeiro dá algumas dicas para prevenir alguns acidentes:

– Evite manipular panelas, frigideiras e chaleiras sobre o fogão segurando uma criança no colo. Mantenha o cabo dessas panelas e outros utensílios voltados para o centro do fogão ou longe do alcance das crianças.

– Mantenha velas acesas longe de cortinas, toalhas, janelas ou outros locais onde elas possam ser derrubadas pelo vento ou corrente de ar.

– Não ateie fogo em pilhas de folhas de árvores, lixo ou outros tipos de matérias descartáveis, seja no quintal de casa ou em terrenos baldios.

– Ao notar pequenos sinais de chamas e fumaça, a primeira medida a ser tomada é tentar apagar a chama do fogão fechando o registro de gás, ou desligar a energia elétrica do local.

– Em caso de incêndios de grandes proporções, é preciso ligar para o Corpo de Bombeiros no telefone 193. Deixe o local imediatamente e não tente enfrentar as chamas para salvar bens materiais.

Editado por Danilo Zanini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s