Estudantes se preparam para Trabalho de Conclusão de Curso

Marcelo de Barros

O famoso Trabalho de Conclusão de Curso ou Projeto Experimental, deixa muitos estudantes em estado de stress, de acordo com a matéria de Sheila Firmino ao Digitais. A expectativa da aprovação e de quem será o orientador, são os elementos mais aguardados pelos estudantes.  A experiência do estudante Bruno Barbato, do curso de Jornalismo e seu grupo, que optaram pela modalidade vídeo-documentário, revela a ideia que tinham, fazer um trabalho sobre a história do rádio, utilizando deste próprio veículo como meio de difusão. Entretanto, em conversas com vários professores, mudaram o tema para a história do grupo artístico, Homens de Cor, com a finalidade de retratar o funcionamento desta banda, que aceitava apenas negros, uma forma de “resistência ao racismo”  e a relação deste movimento com os dias de hoje, um dos critérios da escolha é o ineditismo. O orientador que escolheu o projeto,  professor Luis Roberto Saviani, já sugeriu elementos para o trabalho, que, para o estudante, despertaram novas ideias. A escolha foi bem vinda, de acordo com Barbato, em virtude do “perfil, com ‘bagagem’, conhecimento histórico, pois estamos preocupados, sobretudo, com o conteúdo”, afirma.

A escolha dos projetos de conclusão em Jornalismo, seguem alguns critérios, os professores que se interessam em participar das Atividades de Orientação em Projeto Experimental, se inscrevem em um concurso interno. Outro ponto fundamental  é o fato de que estão habilitados para orientar em qualquer modalidade da disciplina.  De acordo com Lindolfo Alexandre de Souza , diretor da faculdade de Jornalismo, às vezes os professores não conseguem adequar os dias que ministrarão aulas, em função da agenda lotada, com a data da orientação, “a disponibilidade de horário também influencia na escolha”, ressalta Lindolfo. Já Flávio Shimoda, diretor da Faculdade de Artes Visuais com Ênfase em Design, salienta que os estudantes de Artes são acompanhados por  vários orientadores, “ não há relação de mestre e aprendiz, mas a experiência do aluno de ouvir varias opiniões, que exigem do orientando muita maturidade, pois escolhe entre inúmeras sugestões, aquelas que ajudarão na sua produção artística”, completa Shimoda.

Pré-Qualificação do Projeto de Conclusão de Curso – Artes Visuais – Marcelo de Barros

A aluna Carol Santos, do curso de Artes Visuais, durante a Pré-Qualificação de seu projeto, no ateliê,  sala de pintura, apresentou aos orientadores  o tema escolhido para a produção artística, “a expressividade com as mãos”, com o intuito, segundo a aluna, de expressar através da linguagem da escultura em gesso e “imagem manipulada”, com a utilização de um recurso de Software de computador. “A ideia é retratar a política, no sentido das mãos que manipulam”, enfatiza Santos. Durante o processo de qualificação os professores sugerem modificações, enfatizam os aspectos relevantes, que na próxima etapa da produção, vão colaborar para a realização da obra de arte. O orientador Helder de Oliveira, sugere que a aluna estabeleça uma relação entre a Política e Arte, e que procure obras de artistas que fizeram este tipo de interrelação.  Outros cursos, como Administração com Ênfase em Logística e Serviços, tem preocupações diretamente relacionadas ao mercado de trabalho, como o desenvolvido pela estudante Daniele Maciel, 7º semestre, com orientação do professor Antonio Migliato, cujo tema é a qualidade de vida no trabalho, “a área de RH( Recursos Humanos) é a que mais me interesso e fazendo o TCC com essa vertente eu tenho a oportunidade de me aprofundar e aprender mais sobre esse assunto”, afirma.

Em jornalismo as modalidades escolhidas são: Vídeo-reportagem, vídeo-documentário, fotografia, assessoria de imprensa, monografia, livro-reportagem, jornalismo impresso e multimídia. No curso de Artes, as linguagens utilizadas para a produção artística podem ser gravura, desenho, pintura, escultura, fotografia e performance. O Projeto Experimental, no entanto, não se encerra nos trabalhos práticos, há um relatório teórico que descreve métodos, metodologia, ou seja, caminho utilizado para a realização do projeto, e em alguns há também a apresentação em banca. O Trabalho de Conclusão de Curso, encerra um período na vida do estudante.

Editado por Priscila Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s