Redes sociais só refletem a sociedade, afirma especialista

Foto: Artur Vergennes

Artur Vergennes

Segundo a especialista em mídias sociais Martha Gabriel, o que vemos nas plataformas sociais como Facebook, Twitter e Orkut somente reflete o comportamento da sociedade. Ela também afirmou que, apesar de boa parte dos usuários reclamarem da quantidade de informações fúteis que são compartilhadas, esse mesmo público produz e consome essas informações. Ela ainda disse que 40% do conteúdo produzido realmente é inútil e que somente 10% das pessoas na internet geram 90% desse volume de informações.

Foto: Artur Vergennes
Martha Gabriel afirmou que professores não podem competir com o universo digital

Martha Gabriel realizou na noite de quarta-feira (13) a palestra “Mídias Sociais e Educação” no auditório Dom Gilberto da PUC-Campinas. Durante o evento, a especialista citou o ex – primeiro ministro britânico Tony Blair, que durante palestra em São Paulo, em outubro de 2010, afirmou que nenhum país terá sucesso ao acompanhar as mudanças rápidas e as inovações se não colocar a educação como prioridade. “Educação de elite, de qualidade, era só para elite. Hoje o país que faz isso não é competitivo”, garantiu Martha.

A especialista ainda afirmou que os professores não podem competir com o universo digital, mas que devem usá-lo a seu favor, refletindo sobre as informações disponíveis e filtrando seu conteúdo. De acordo com ela, menos de 20% dos professores dos cursos de graduação utilizam internet em sala de aula. Dentro destes 20%, menos de 10% debatem sobre o conteúdo das aulas nas redes sociais. “Os professores precisam se adaptar. Em 2014, 60% do consumo na internet será em vídeo. Quem não se atualizar será analfabeto digital”, disse Martha.

Martha Gabriel é formada em engenharia na Unicamp, pós-graduada em marketing, doutora em artes e autora de livros que abordam as mídias sociais, entre eles está o best seller “Marketing na Era Digital”, que ficou entre os 10 livros mais vendidos em 2011.

Editado por Gabriela Rossi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s