Artur Vergennes
Segundo a especialista em mídias sociais Martha Gabriel, o que vemos nas plataformas sociais como Facebook, Twitter e Orkut somente reflete o comportamento da sociedade. Ela também afirmou que, apesar de boa parte dos usuários reclamarem da quantidade de informações fúteis que são compartilhadas, esse mesmo público produz e consome essas informações. Ela ainda disse que 40% do conteúdo produzido realmente é inútil e que somente 10% das pessoas na internet geram 90% desse volume de informações.

Martha Gabriel realizou na noite de quarta-feira (13) a palestra “Mídias Sociais e Educação” no auditório Dom Gilberto da PUC-Campinas. Durante o evento, a especialista citou o ex – primeiro ministro britânico Tony Blair, que durante palestra em São Paulo, em outubro de 2010, afirmou que nenhum país terá sucesso ao acompanhar as mudanças rápidas e as inovações se não colocar a educação como prioridade. “Educação de elite, de qualidade, era só para elite. Hoje o país que faz isso não é competitivo”, garantiu Martha.
A especialista ainda afirmou que os professores não podem competir com o universo digital, mas que devem usá-lo a seu favor, refletindo sobre as informações disponíveis e filtrando seu conteúdo. De acordo com ela, menos de 20% dos professores dos cursos de graduação utilizam internet em sala de aula. Dentro destes 20%, menos de 10% debatem sobre o conteúdo das aulas nas redes sociais. “Os professores precisam se adaptar. Em 2014, 60% do consumo na internet será em vídeo. Quem não se atualizar será analfabeto digital”, disse Martha.
Martha Gabriel é formada em engenharia na Unicamp, pós-graduada em marketing, doutora em artes e autora de livros que abordam as mídias sociais, entre eles está o best seller “Marketing na Era Digital”, que ficou entre os 10 livros mais vendidos em 2011.
Editado por Gabriela Rossi