Falta de conservação gera insegurança em passarela

Bruno Moreira

Pedestres e ciclistas que precisam utilizar a passarela ao lado viaduto da Avenida de Cillo sobre a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Americana (SP), enfrentam riscos constantes, tanto no sentido do Jardim São Paulo como em direção ao bairro Cidade Jardim. A falta de melhores condições de segurança é alvo de reclamação formalizada junto ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão do governo estadual.

O principal problema questionado é a ausência de melhores equipamentos de segurança nas laterais da passarela. A altura da mureta não é o suficiente para impedir a queda de uma pessoa, por exemplo. Além disso, o espaço destinado à passagem de pedestres, compartilhado com ciclistas, é estreito a ponto de impedir a passagem de duas pessoas ao mesmo tempo em sentido contrário. No sentido do Jardim São Paulo há outro agravante: uma tubulação toma o espaço dos pedestres.

“Passei pela ponte outro dia à noite e fiquei impressionado com a falta de segurança. A gente quase se escora na mureta”, reclama o comerciante Gilson Baccan, 49, que registrou a queixa junto ao DER.

A opinião é compartilhada pelo operador de torno Nilberto Fernando Mongoni, 49, que faz uso da travessia para fazer compras em um supermercado da avenida. “O beiral é muito baixo. A pessoa tromba com quem vem do outro lado. Tem muita coisa a melhorar”, comenta. “Não tem um espaço para as bicicletas e é muito perigoso dividir a rua com os carros”, acrescenta o aposentado Olaércio Piemonti, 54.

Pelo site de acompanhamento de pedidos da ouvidoria do Estado, a informação é de que a solicitação de Baccan está em análise pelo departamento responsável. A mesma posição é dada pela assessoria de imprensa do DER. Segundo nota, ainda não há prazo de conclusão, mas o a manutenção é permanente. O órgão, porém, ressalta é destinada apenas por pedestres. Ciclistas devem descer das bicicletas e fazer a travessia a pé.

 

Editado por Gabriela Rossi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s