Segundo pesquisa, 80% dos brasileiros nada fazem pelo meio ambiente

Clara Friedrich

De acordo com a edição de 2012 da pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”, a população ainda não se esforça pra retardar ou prevenir a destruição do meio ambiente. Apenas 20% dos entrevistados afirmam já ter executado algum trabalho com esses fins, 43% focaram na reciclagem ou reaproveitamento do lixo, 20% plantaram árvores e somente 16% se juntaram à comunidade para revitalizar córregos, praças ou outras áreas.

Nas mais de 2.200 entrevistas realizadas, mais da metade (52%) relatou ainda não fazer nenhum tipo de separação do lixo orgânico e reciclável. Dentre os 48% que afirmaram já ter separado resíduos, 50% estão em áreas urbanas. As regiões que mais separam os resíduos são Sul (76%) e Sudeste (55%). Além disso, desde a pesquisa realizada no ano de 2006, mais de 50% das pessoas que participaram das entrevistas afirmaram estar dispostas a participar de algum organização que proteja o meio ambiente. Entretanto, os que realmente participam destas organizações somam apenas 1% dos entrevistados.

Confira no gráfico qual é a porcentagem de entrevistados que têm conhecimento sobre consumo sustentável e, dentre os que responderam “sim”, qual é a definição da prática:

Apesar da falta de atuação do brasileiro, o estudo, que é realizado desde o ano de 1992 e está em sua quinta edição, mostrou resultados surpreendentes e significativos sobre a conscientização da população sobre questões ambientais: Na primeira edição, o item “Meio Ambiente” nem chegava a aparecer na lista de preocupações do brasileiro. Nesta edição, apareceu como o 6º maior problema da atualidade. Segundo o documento, o aumento na conscientização se dá pela divulgação e realização de eventos como o Rio +20, que abordam a sustentabilidade e preservação do meio dentre outros tópicos. Ainda de acordo com a pesquisa, 22 entre cada 100 brasileiros disseram ter conhecimento do evento, e destes, 89% souberam que a conferência tratará de questões ambientais. Para ter mais informações sobre o Rio +20, confira a matéria de Jéssica Caldeira neste link.

Os dados apresentados mostram que o brasileiro ainda é muito pouco atuante, mas que já conhece os problemas ambientais que afetam seu bairro, cidade e país. Confira a pesquisa na íntegra clicando aqui.

E você, o que faz pelo Meio Ambiente? Responda ao questionário!

Editado por Raphael Gnipper

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s